A chegada de dezembro marca o começos dos preparativos para a o Natal. Nessa época, abrem-se espaços para enfeitar os cômodos com árvore de Natal, guirlandas, Papais Noéis, pisca-piscas e tudo que lembre a Noite Feliz. O MEIA HORA ouviu especialistas e reuniu dicas de como caprichar na decoração e deixá-la ainda mais especial.
A tendência este ano é usar enfeites rústicos, como cordas, madeiras e tecidos. "Mas é claro que o brilho também é sempre uma tendência. Pode-se misturar o brilho em itens dourados e prateados. Também é interessante apostar nas luzinhas e velas, que deixam o ambiente bem no clima. Já para os de gosto mais tradicional, o vermelho e o verde podem prevalecer na decoração", explica o arquiteto Rodrigo Amaral.
Um dos símbolos da festa a árvore de Natal não pode faltar. Mas o que fazer quando o ambiente é pequeno e não comporta uma árvore convencional? Os especialistas indicam outras formas de montagem para revolver o problema. "Uma árvore linda de patchwork pode substituir o quadro da parede e pronto, você a trouxe para dentro da sua casa. Um galho dentro de um vaso cheio de enfeites natalinos pode fazer às vezes da árvore de natal", indica a arquiteta Carina Pederzoli. Também é possível montar uma pequena árvore sobre uma mesinha ou em cima de outro móvel na sala.
Para quem não pretende gastar muito com a decoração neste fim de ano, há locais onde itens natalinos são vendidos a preços mais acessíveis, permitindo fazer a festa sem extrapolar na conta. "Você pode inovar nos detalhes mais simples e mais baratos, como laços de fita, capas de almofada, mantas de sofá e velas", sugere Rodrigo.
Criatividade
O centro de mesa é um item fácil de renovar a cada ano e, por isso, pode ajudar a fazer bonito sem gastar muito. Uma alternativa é transformá-lo simplesmente trocando a base. Usou aquela bandeja de madeira no ano passado? Troque pela de prata ou use uma boleira de vidro.
Para as guirlandas, é possível usar a criatividade e colocar a mão na massa. "Podem ser feitas de enfeites decorativos, utilizando um cabide em formato redondo e acrescentar plantas para dar um toque minimalista, com rolhas de vinho, papelaria e muito mais", ensina a arquiteta Cris Paola.
Para a ceia de Natal, uma boa dica é investir em porta-guardanapos, louças, toalha, panos de prato com temas decorativos e objetos, podendo seguir as cores tradicionais, como vermelho, verde ou dourado.
"Outra dica interessante e simples é encher copos de vinho com rolhas e para arrematar um laço vermelho ou verde no pé da taça e claro, outros objetos decorativos espalhados pela casa", sugere Cris.
'Um talismã desse bicho'
...
Autor de 'Em dezembro de 1981' comemora ...
Dois homens morrem asfixiados dentro de ...
Após incêndio, trenzinho para o Corcov...
Bumbum empinado
...
Shawn Mendes compartilha post com Maísa...