A lavanderia é um espaço essencial e muito utilizado, não importa o tamanho da moradia. Porém, em muitas delas, este costuma ser um ambiente bem apertado e limitado, que exige planejamento. Para ajudar na tarefa de organizar a lavanderia e evitar sufoco ao cuidar das roupas, o MEIA HORA pediu dicas a uma especialista, a arquiteta Fernanda Mendonça.
Segundo a arquiteta, o primeiro passo é pensar em quais itens são desejados e necessários na lavanderia. "Mas lembre que existem alguns itens básicos que toda lavanderia deve ter, como espaço para guardar materiais de limpeza, vassouras e tábua de passar, um tanque e uma máquina de lavar e, para completar, pelo menos um varal pequenino", afirma.
Também é preciso pensar na organização do espaço de acordo com as necessidades dos moradores. Por exemplo, se a área da lavanderia não tem tanta iluminação ou ventilação natural, é interessante colocar uma secadora de roupas. Com a instalação do eletrodoméstico, o planejamento do espaço é outro.
Bancadas
Pensando na organização, o morador pode investir em bancadas para otimizar o ambiente e ocupar espaços superiores. "Tanque embutido na bancada pode permitir o aproveitamento da área. Ao lado do tanque, pode ter um cantinho para apoiar e dobrar as roupas, assim como para apanhar algum produto de limpeza", indica Fernanda.
O planejamento também deve considerar o espaço reservado para a circulação de pessoas porque a o local destinado à maquina de lavar e à secadora precisa de pelo menos 60 centímetros na frente, para permitir retirar as roupas com tranquilidade.
'Um talismã desse bicho'
...
Autor de 'Em dezembro de 1981' comemora ...
Dois homens morrem asfixiados dentro de ...
Após incêndio, trenzinho para o Corcov...
Bumbum empinado
...
Shawn Mendes compartilha post com Maísa...