Pra quem quer dar uma repaginada na casa, mas ainda não tem ideia do que fazer, uma boa pedida pode ser a combinação de preto e branco. Embora clássico, esse estilo de decoração dá ares de modernidade e sofisticação ao ambiente, de acordo com a arquiteta Juliana Dippi. "É atemporal. Mas pode ser bem moderna, pela inspiração minimalista", afirma ela.
Se a intenção é compor um espaço elegante, sóbrio e sempre na moda, as duas tonalidades são a melhor escolha. Mas é importante prestar atenção aos detalhes. "É preciso explorar formatos e texturas. Em um projeto que valorize bem as formas geométricas, o preto e o branco conseguem dar volume às texturas, à geometria e aos objetos", sugere Juliana.
Debora Paiva é arquiteta especializadora da Roca Brasil Cerámica, que lançou para 2020 uma coleção toda trabalhada no preto e no branco. Para a decoradora, o segredo é o equilíbrio. "Quando as formas geométricas são muito marcantes, por exemplo, é melhor explorar tons mais suaves. Não convém misturar estampas. Além disso, a iluminação precisa valorizar pontos estratégicos. Suponha que eu decore uma sala de estar com uma parede revestida de estampa em preto e branco: a iluminação precisa ressaltá-la, permitir que ela seja a protagonista do espaço", aconselha a arquiteta.
Em alta, os revestimentos são a aposta da Roca para o ano que vem. Ainda segundo Debora, o revestimento hoje é peça de destaque em projetos de arquitetura. "É uma pele. Não serve mais só pra revestir áreas molhadas", explica.
Dois tons contrastantes
A decoração em preto e branco tem uma vantagem preciosa: permite ao decorador soltar a criatividade. "Trata-se de tons contrastantes, que possibilitam paginações diferentes e inusitadas. Como as cores são neutras, elas não vão conflitar com nenhum outro item da decoração, de modo que é possível compor com outros elementos", explica Debora.
Outra vantagem de usar as duas cores na hora de decorar é que ela fica bem em todos os ambientes da casa. Para modificar o quarto, Juliana Dippi dá um 'bizu': "É bom usar mais o branco, com poucos detalhes em preto, para ficar mais relaxante. No resto da casa, a presença do preto depende da incidência de luz natural. Quando o sol entra, o preto não interfere muito. Mas se não entra, os tons precisam ser calculados de acordo com a iluminação do ambiente".
Homem é encontrado morto dentro de buei...
Bom Sucesso...
Éramos Seis...
Três ônibus do BRT são vandalizados n...
Mão de Grazi Massafera em foto com Caio...
Flamengo está interessado em contratar ...
Amor Sem Igual...
As aventuras de Poliana...
Riotur anuncia que o Carnaval deste ano ...