Mais Lidas

ESPAÇO PARA FESTAS

Especialistas dão dicas de como preparar a casa para as comemorações de fim de ano

Arquitetas sugerem investir em pratos diferentes, guardanapos personalizados e taças de vidro para decorar
Arquitetas sugerem investir em pratos diferentes, guardanapos personalizados e taças de vidro para decorar -

As festas de fim de ano estão aí. Durante este período, os moradores costumam receber convidados para aproveitar as comemorações. Também há aqueles que gostam de decorar a casa e enfeitar as mesas com a cara da celebração. Para ajudar quem quer apostar na decoração dentro de casa, especialistas ouvidos pelo MEIA HORA separaram dicas.

O principal ponto é planejar a quantidade de pessoas para deixar tudo planejado no que se refere a cardápio, pratos, copos, talheres e a bebida. "Todo este planejamento é essencial para a organização da casa. Já os detalhes de decoração devem priorizar, primeiramente, um espaço confortável para que as pessoas possam ficar a vontade para curtir o momento", conta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Como a casa estará cheia, tudo deve ser mais fluido, para deixar o máximo de área livre que o morador conseguir para facilitar a circulação dos convidados. Uma dica é tirar o máximo de móveis do espaço. "Desloque o mobiliário se necessário, repaginando a decoração, criando mais espaços livres de circulação para aqueles que não estarão sentados", a arquiteta Isabella Nallon.

Também é válido levar em conta que nem todos conseguirão ficar sentados ao mesmo tempo. "Por isso, pense então em ter alguns pufes pequenos volantes e almofadas que possam ser dispostas no chão", explica Isabella.

Na hora de montar a decoração de Natal ou Réveillon em casa, as especialistas indicam que o morador deve evitar colocar enfeites que dividam o espaço ou dispor de objetos na mesa em que as pessoas não consigam enxergar o outro lado da mesa.