O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, ontem, que o aumento das queimadas na Amazônia pode ser uma "ação criminosa" de ONGs para chamar atenção contra o governo e trazer "problemas para o Brasil". Ele também responsabilizou governadores da região pelo problema.
Ele afirmou que as ONGs que defendem o meio ambiente "perderam a boquinha", já que o governo bloqueou recursos do Fundo Amazônia. De acordo com o presidente, 40% dos recursos do fundo eram destinados às organizações. "Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro", disse. Ele também sugeriu que o fogo foi tocado em lugares estratégicos. "(Há) imagens da Amazônia toda. Pelo que tudo indica, foi para lá o pessoal para filmar e tocaram fogo. Esse que é o meu sentimento."
Bolsonaro disse ainda que há governadores da oposição na região Norte que são "coniventes" com as queimadas na Amazônia, pois querem culpar o governo. Sem citar nomes, falou que governadores estão "gostando disso aí".
Jornalistas perguntaram a ele se teria provas da relação entre as ONGs e as queimadas, ou se havia alguma investigação em curso. Ele disse que este tipo de caso não tem registros escritos.
Pegadinha das Malandras...
Menina tira foto do quarto novo para mã...
Fim de ano movimentado
...
Bonsucesso e Portuguesa ficam no 0 a 0 n...
Perdeu o episódio? Confira onde assisti...
Arrascaeta pode desfalcar o Flamengo con...
Sobrevivente de tragédia, Alan Ruschel ...
Homem mata filho de dois anos por não a...
"Em meio à crise, startups atraem capit...