Mais Lidas

Crise diplomática é instalada

Presidente Emmanuel Macron, se irritou com posicionamento de Bolsonaro

Relação entre Macron e Bolsonaro azedou de vez após comentário do brasileiro em comparação depreciativa entre esposas dos presidentes
Relação entre Macron e Bolsonaro azedou de vez após comentário do brasileiro em comparação depreciativa entre esposas dos presidentes -

A troca de farpas entre Jair Bolsonaro (PSL) e o presidente francês Emmanuel Macron, por causa da Amazônia, ganhou ares de crise diplomática após o presidente brasileiro fazer comentário depreciativo sobre a primeira-dama da França, Brigitte Macron, no Facebook.

Macron citou o episódio ontem, último dia do encontro do G7, cúpula que reúne os países com as sete maiores economias do mundo. "É triste para ele e para os brasileiros. Eu penso que as mulheres brasileiras têm, sem dúvida, vergonha de ler isso de seu presidente", lamentou. "Como sinto muita amizade e respeito pelo povo brasileiro, espero que o país tenha rapidamente um presidente que se comporte à altura".

A polêmica começou com uma postagem feita por um internauta, no sábado, com fotos dos presidentes. Bolsonaro aparece na imagem com Michelle, de 37 anos. Macron está com sua esposa Brigitte, de 66. "Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?", questionou a mensagem. O presidente respondeu: "Não humilha, cara. Kkk".

O comentário de Bolsonaro teve má repercussão. A #DesculpaBrigitte foi um dos assuntos mais comentados no Twitter ontem. O episódio rendeu até um pedido de desculpas da cantora Gretchen, que interpretou em francês o hit Je Suis La Femme. "Perdão, Brigitte. Você é uma mulher maravilhosa e brilhante. Admiro muito a sua história", postou, em francês, no Twitter e no Instagram.

Crítica internacional

O The New York Times publicou ontem na capa um artigo classificando Bolsonaro como "o menor e mais maçante" dos líderes mundiais. O G7 vai doar 20 milhões de euros (cerca de R$ 92 milhões) para preservar a Amazônia. A iniciativa foi anunciada por Macron ontem, em Biarritz, na França. Bolsonaro questionou as intenções. "O que eles querem lá?".

Comentários