O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda estava às turras com o francês Emmanuel Macron quando saiu, de um post no Twitter de Donald Trump, seu único apoio internacional até agora: "Ele está trabalhando duro em relação aos incêndios na Amazônia e em todos os aspectos, fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil — o que não é fácil. Ele e seu país têm o apoio total e completo dos EUA!".
Bolsonaro se reuniu, ontem, com governadores da Região Amazônica e, ao encerrar o encontro, afirmou haver uma pressão internacional para demarcação de terras indígenas e quilombolas no Brasil. "Se eu demarcar agora, pode ter certeza que o fogo acaba em cinco minutos", disse.
Para o presidente, a destinação de terras para estes fins e também a criação de parques nacionais está levando o país à "insolvência" e que os recursos do Fundo Amazônia "têm um preço".
Ao deixar o Palácio da Alvorada, ontem, Bolsonaro foi questionado sobre a ajuda de 20 milhões de euros (cerca de R$ 92 milhões) anunciada pelo G7 (grupo das maiores economias do mundo) e disse que só conversará sobre o assunto se o presidente da França retirar os "insultos" que fez a ele.
Macron declarou emergência global os incêndios na Amazônia e disse que pode não ratificar o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia devido às "mentiras" de Bolsonaro quanto ao seu real comprometimento para preservar o meio ambiente. O presidente francês também levantou a possibilidade de um status internacional para a Amazônia.
Molecagem
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, opinou na polêmica, afirmando que a França deixou destruição e miséria por onde passou, e foi além, dizendo que Macron age com "molecagem" ao falar sobre os incêndios na Amazônia.
Mulher quase morre após usar pincel de ...
Justiça vai decidir se militares do ate...
Apresentadora da TV Globo faz despedida ...
Ex-BBB Vanderson Brito é inocentado de ...
SBT anuncia a retorno de Tiago Abravanel...
Dalila arquiteta novo plano...
Brasileiros merecem 'presidente que se c...
Transmissão de jogo do Flamengo pode re...
PM oferece curso de segurança predial e...
Internacional orienta torcida a não faz...