Mais Lidas

Corona no Brasil

Três casos suspeitos são acompanhados no país

O Brasil registrou ontem três casos que estão sob suspeita de infecção por coronavírus, em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e São Leopoldo (RS). Na capital mineira, uma estudante de 22 anos visitou Wuhan, cidade chinesa onde o surto começou, e chegou ao Brasil no último dia 24. A jovem apresenta sintomas parecidos com os da doença e está internada em isolamento até o resultado dos exames. Já na cidade gaúcha, um homem de 40, que mora na China, desembarcou há cerca de 10 dias. Desde segunda-feira, ele alegou estar com febre, um dos sintomas da doença.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que aumentou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, considerado "perigo iminente", por causa desta nova suspeita de contaminação por coronavírus. O protocolo de escala vai de 1 a 3. O último estágio "emergência de saúde pública" é para a confirmação de casos transmitidos em território nacional. Até a última segunda-feira, o país estava no nível 1.

Para evitar a propagação do coronavírus no Brasil, todo passageiro que desembarcar da China com sintomas da doença (febre, tosse e dificuldade para respirar) será monitorado. O governo federal informou que recomenda aos brasileiros que não façam viagens para China, apenas em casos de extrema necessidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que aumentou o risco internacional do coronavírus para "elevado".

Comentários