Mais Lidas

Moro ameaça desistir

Impasse veio após tentativa de Bolsonaro de trocar comando da PF

Após impasse, Sergio Moro ameaçou abandonar o Ministério
Após impasse, Sergio Moro ameaçou abandonar o Ministério -

Após o presidente Jair Bolsonaro comunicar, ontem, a intenção de substituir o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Maurício Valeixo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou que estaria fora do governo caso a medida fosse colocada em prática. Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto, militares do alto escalão chegaram a atuar para evitar a saída do ex-juiz da Lava Jato.

Ainda conforme fontes palacianas, a mudança no comando da PF teria um motivo em especial. A exoneração do delegado Maurício Valeixo aconteceria devido à irritação de Bolsonaro com os rumos das investigações sobre fake news, que atualmente estão em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e estariam próximas do comando do chamado Gabinete do Ódio, que funcionaria dentro do próprio Palácio do Planalto. Foi a segunda vez que Bolsonaro ameaçou impor um novo nome na cúpula da PF. Maurício foi escolhido por Moro para o cargo ainda na transição, em 2018. O delegado comandou a Diretoria de Combate do Crime Organizado (Dicor) da PF e foi superintendente da corporação no Paraná, até ser convidado pelo ministro.

Segundo fontes do Palácio, Moro não chegou a pedir demissão, mas afirmou que não concordava com a troca e reavaliaria a permanência no governo. Ao final do encontro, o ministro deixou o local sem definição sobre seu futuro e os militares do primeiro escalão tentaram encontrar uma solução para o impasse.

Após impasse, Sergio Moro ameaçou abandonar o Ministério Marcelo Camargo / Agência Brasil
Brasília- DF. 19-06-2019- Ministro da Justiça Sergio Moro durante depoimento na CCJ dp senado. Foto Lula Marques Lula Marques/Fotos Publicas

Comentários