Mais Lidas

Dois auditores da Receita são presos

Eles são suspeitos de movimentar altas quantias

A Polícia Federal (PF) prendeu ontem dois auditores da Receita Estadual do Rio de Janeiro. Eles são suspeitos de movimentar altas quantias por meio de operações ilegais de compra e venda de moeda estrangeira. De acordo com o Ministério Público (MP), os auditores teriam movimentado valores acima de R$ 20 milhões por meio de doleiros. Heraildo Schwab Carmo foi preso na Barra da Tijuca e Allan Dimitri Peterlongo, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A Operação Recorrência é um desdobramento da Câmbio Desligo, deflagrada em 2018 e que investigou um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas envolvendo doleiros em um possível esquema de corrupção durante o governo de Sérgio Cabral. As investigações, de acordo com a Polícia Federal, teriam localizado empresas offshores nas Ilhas Virgens Britânicas, no Panamá, e em Belize.

De acordo com a PF, os dois auditores manteriam conta no exterior e integrariam um braço na Secretaria Estadual de Fazenda da organização criminosa que seria chefiada por Cabral. A PF informou que os agentes chegaram nos suspeitos a partir de informações de colaboradores, que indicaram a existência de um suposto sistema de operações de câmbio ilegais.

Além dos dois mandados de prisão temporária, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Todos expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal do Rio e assinados pelo juiz Marcelo Bretas.

Comentários