Mais Lidas

O modelo do futuro

Profissionais precisarão se adaptar a protótipo que revoluciona o setor de vestuário

A tecnologia está revolucionando os setores produtivos. No vestuário, lojas de roupas com peças em araras não existirão mais. Esqueça a cena do vendedor indo ao estoque procurar o modelo desejado. A loja vai virar um ponto de retirada de produto. Após o cliente escolher os detalhes da peça em uma tela e ter as medidas mapeadas por sensores, a roupa escolhida fica pronta em 20 minutos. Com a mudança, profissionais do setor precisarão de novas habilidades.

O cenário descrito é o que propõe a Planta de Confecção 4.0, do Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil). "O nosso modelo integra loja e fábrica em um local reduzido. E todo o sistema pode ser operado por uma pessoa. Os profissionais terão que ser mais especializados, com conhecimento sobre tecnologia", diz Robson Wanka, gerente de educação da unidade.

A Planta de Confecção 4.0 usa inovações como inteligência artificial, internet das coisas, big data, robótica, realidade virtual e realidade aumentada (veja no quadro abaixo). Segundo Wanka, são as marcas da quarta revolução industrial, já em curso. "Com essas tecnologias conectadas e integradas, formamos os sistemas que estão revolucionando os processos produtivos. O nosso protótipo atende à tendência de customização em massa de produtos".

Marcelo de Sousa, de 28 anos, estuda automação industrial. Ele trabalha no ramo de confecção desde a adolescência. "Estou aprendendo sobre programação de máquinas, como fazer elas se comunicarem umas com as outras e executarem as tarefas", explica Marcelo, que opera a Planta de Confecção 4.0.

A função é exercida com o apoio da costureira Maria da Conceição, de 53 anos. Sua função é a única etapa manual do processo. "Quero me atualizar. Quem sabe eu não possa controlar o robô costureiro do futuro?", projeta. Embora a costura não possa ser feita por máquinas autônomas, a tecnologia ensina as pessoas como fazer. Wanka posiciona um tablet sobre um QR Code e surge na tela a imagem da máquina de costura em três dimensões, ilustrando por onde as linhas devem passar.