Mais Lidas

Já escovou os dentes?

A falta de higiene bucal pode provocar diversos problemas -

Hoje tomei conhecimento de uma pesquisa que me deixou bastante preocupado: 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dos dentes da boca e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos de idade já perderam todos. O sinal vermelho acendeu na minha mente e achei por bem vim dar esse recado e, de quebra, um puxão de orelha em vocês. Quem inventou esses números não fui eu, não. Os números são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e me deixaram bastante preocupado, pois a pesquisa também identificou o descaso com a limpeza dos dentes.

Apesar de 89,1% terem dito que escovavam os dentes ao menos duas vezes ao dia, apenas 53% usavam escova, pasta e fio dental, e 46,8% trocavam a escova com menos de três meses. Não tem mistério, gente. É igual a tomar banho. A gente não lava diariamente o sovaco e os pés? Ao escovar os dentes é a mesma coisa! É necessário passar o fio dental diariamente.

A consulta com dentista deve ser algo preventivo, igual com o cardiologista, por exemplo. É melhor ir antes que o gato suba no telhado! E olha só: não estou preocupado só com estética, não. A falta de saúde bucal pode levar a outros problemas de saúde. As bactérias que se instalam na boca podem se deslocar por todo nosso sistema circulatório e ir parar em outros órgãos.

Já pensou que problema? Alguns pesquisadores descobriram que as pessoas com doença periodontal têm risco maior de desenvolver doenças cardíacas. Isso sem falar no mau hálito, né? Chega aquela sexta-feira animada, você vai dar uma fungada no cangote da patroa e ela se depara com esse bafo de leão? Ninguém merece! E a mulherada também é bom ficar ligada porque doença bucal não escolhe se dá em homem ou mulher. Vai dar mole pra Kojak?

Ta falado!