Mais Lidas

Evite acidentes em casa: faça vistoria no medidor de gás

Especialistas explicam quais são os cuidados necessários e dão dicas para os moradores

Cuidados com vistoria de gás
Cuidados com vistoria de gás -
Uma vistoria que muitas vezes é deixada de lado e não recebe a devida atenção na hora de alugar um imóvel é das instalações de gás nos condomínios e nas unidades autônomas. Uma das formas de evitar tragédias é estar em dia com a autovistoria predial (Lei 126/2013) e com a inspeção periódica de gás
(Lei 6.890/2014). Para isso, especialistas explicam quais são os cuidados necessários. 
De acordo com o arquiteto e diretor da Santos Projetos, Fernando Santos, ao vistoriar todas as áreas, inclusive as unidades privativas do condomínio, é possível fazer análise e desenhar um cenário mais completo. “Dessa forma, é possível recomendar ações mais assertivas para problemas encontrados, evitando acidentes. É neste ponto em que a autovistoria predial e a autovistoria do gás se encontram”, afirma ele.
Edison Parente, vice-presidente comercial da Renascença Administradora, ressalta que, sendo locação por temporada ou por contrato padrão, a vistoria do imóvel dever ser minuciosa, abrangendo a parte elétrica, hidráulica e de gás.
“O trabalho de prevenção e de conservação tem que ser de proprietários e de inquilinos, cada qual na sua parte responsável”, diz.
Danielle Souza, gerente de locação da Precisão Administradora, concorda que o laudo de vistoria é fundamental no processo de locação. “Sugerimos um laudo inicial de vistoria para verificação de qualquer anomalia no imóvel e a parte do aquecedor e gás. Caso haja alguma necessidade de reparo, repassamos ao proprietário do imóvel antes de concretizar a locação”, declara a especialista.
CONFIRA DICAS
De acordo com os especialistas, a Naturgy, distribuidora de gás no Rio, disponibiliza em seu site (www.naturgy.com.br) orientações de segurança que merecem a atenção dos moradores. Nos imóveis, os equipamentos como fogões, aquecedores e churrasqueiras devem ser instalados em local com ventilação permanente, tanto na parte inferior quanto na superior, para renovação do ar.
Outro ponto importante é que o registro não deve ficar escondido. Segundo orientação da empresa, ele precisa estar em local de fácil acesso e nunca escondido em armários embutidos ou por trás de outros móveis. Além disso, é fundamental usar o acessório próprio para cada tipo de instalação. A mangueira do botijão é feita de plástico e a do gás canalizado é feita de cobre flexível.
Há, ainda, os cuidados para deixar o medidor de gás livre. A cabine dos medidores de gás não deve ser utilizada como depósito. Utensílios domésticos e produtos de limpeza devem ser guardados em outro lugar.
Em caso de suspeita de vazamento de gás, a dica é não ligar ou desligar interruptores nem aparelhos  elétricos. O morador deve fechar o registro do gás e abrir portas e janelas para ventilar o ambiente. Além disso, não deve usar celulares ou telefones fixos.