É tempo de mudança. E mesmo os líderes devem inovar, nem que seja preciso abrir mão de certas tradições. Foi o que a Toyota fez com a nova geração do campeão de vendas mundial, o Corolla. O sedã médio chega com plataforma atualizada, mais tecnologia, segurança, design 'rejuvenescido' e duas novas motorizações, sendo uma delas eletrificada. São três versões com motor 2.0 (GLI, XEI, Altis) e uma híbrida flex (Altis Hybrid), que custam a partir de R$ 99.990.
Previsto para chegar às concessionárias segunda-feira, o líder entre os sedãs médios há mais de cinco anos no Brasil agora é montado sobre a plataforma GA-C (TNGA). Com a troca de estrutura, o Corolla teve seu centro de gravidade reduzido em 1 cm e ficou 60% mais resistente.
A linha 2020 também representa um marco para a evolução dos híbridos (veículos que combinam motor a combustão e elétrico) no Brasil, isso porque ele usa um motor flex. Antes, só tinham versão a gasolina. A mecânica combina o 1.8 l a combustão de 101 cv (etanol), com dois motores elétricos de 72 cv. Juntos, garantem 123 cv ao sedã híbrido — importante ressaltar que a soma das potências não é exata, pois há compensação das forças.
O conjunto fica associado a uma transmissão continuamente variável exclusiva da Toyota — a Hybrid Transaxle. Ela funciona por engrenagens planetárias controladas eletronicamente, e trabalha em conjunto com o diferencial. Aqui, não há marchas, nem simuladas. Nessa versão, a palavra de ordem é economia. Segundo a Toyota, a autonomia é de 20 km/l.