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Nada de ficar para trás

Motor turbo TGDI de 120 cv entrega potência que faltava aos compactos coreanos

Rio, 23/09/2019  - Barcelona lanca camisa igual a Camisa do Madureira.   Madureira  Zona norte do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rio, 23/09/2019 - Barcelona lanca camisa igual a Camisa do Madureira. Madureira Zona norte do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia -

Entre os itens de tecnologia, destaque para a central multimídia flutuante de oito polegadas (a partir de versões intermediárias), painel digital e ar-condicionado com tela digital no lugar do botão. A ergonomia de bancos traz ajuste de altura por alavanca e foi adicionada porta USB para carregar rápido smartphones.

Apesar da expectativa com lista de equipamentos da concorrência, não foi dessa vez que a Hyundai incluiu controles de tração e estabilidade nas versões de série. Os itens de segurança só estão disponíveis para as mais caras. A mesma prática acontece com airbags laterais. Aliás, linha HB20 só conta com quatro airbags, quando a concorrência oferece seis e todos os sistemas de segurança de série.

A HB20 conta com sistemas de frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e monitoramento de pressão de pneus, itens que fazem parte da lista de equipamentos de modelos mais caros. Tudo bem que esses itens só estão disponíveis nas versões mais tops, mas ainda assim é um avanço louvável.

Ao volante

Nosso primeiro contato com a linha 2020 do HB20 foi com as versões Diamond Plus das configurações hatch e sedã, que saem com motor 1.0 turbo. Foram pouco mais de 90 km percorridos, entre percurso de rodovia, cidade e trecho fechado de teste.

Nessas condições, a dupla mostrou bom desempenho e estabilidade, com alguma vantagem para a versão hatch. Isso porque em alguns momentos sentimos que a versão sedã pareceu dar uma bobeada em situações de curva. Culpa, talvez, da má condição do asfalto na estrada da Bahia percorrida durante a avaliação.

Em ambos os modelos, o câmbio automático de seis velocidades do tipo conversor tem ótima transição, sem engasgos. Mesmo em situações de retomada brusca ou redução. O delay entre o pisar no acelerador e o carro andar também é mínimo. A direção elétrica mantém a boa transição de rigidez já agradável na linha anterior.