A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede, em carta aberta ao G-20, que ocorra um esforço para enviar mais doses de vacinas contra a covid-19 a países pobres. A mensagem, assinada também pelo príncipe britânico Harry e sua esposa, Meghan, lembra que em junho o G-7 anunciou coletivamente o envio de 1 bilhão de doses de imunizantes contra o vírus a países de renda mais baixa, com compromisso quase igual de farmacêuticas.
Agora, a carta questiona "onde estão as doses?". Das quase 7 bilhões de doses administradas globalmente, apenas 3% foram para países de renda baixa.
A iniciativa Covax, feita para ajudar a avançar nessa frente, tem promessas de receber 1,3 bilhão de doses a países de renda baixa que apoiam, mas até agora foram enviadas apenas 11,5% delas. "As promessas não estão se traduzindo em vacinas chegando às pessoas que precisam delas."
Nesse quadro, a OMS e os demais signatários pedem um esforço para acelerar doações. O texto lembra das metas globais de vacinar 40% da população de todos os países até o fim de 2021 e 70% até meados de 2022.
"Decisões feitas neste fim de semana no G-20 podem ser decisivas para conseguirmos ou não essas metas", destaca a mensagem, que pede também apoio para a produção de imunizantes em mais países, a fim de disseminá-los logo. "Não podemos simplesmente esperar que a pandemia termine por si só", alerta o texto.
Andrey é o escolhido por Fernando Diniz...
Covid-19: Barra Mansa faz repescagem da ...
Neymar rebate críticas sobre vida pesso...
Musa! Ex-BBB Elana mostra as curvas em p...
Jogador do Vasco é absolvido pelo STJD ...
Sargento morto no Jacarezinho será ente...
Supremo decide que crime de injúria rac...
Lei que flexibiliza uso de máscaras no ...
Em 'A Fazenda 13', Marina Ferrari desaba...