Mais Lidas

Presidente ucraniano compara a Rússia com a 'Alemanha nazista' e convoca sociedade civil para luta armada

'Aqueles que têm experiência em combates e são aptos para se unir à defesa da Ucrânia devem se apresentar nos centros de recrutamento do ministério do Interior', disse Volodimir Zelensky

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky -
Kiev - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, comparou a invasão da Rússia a seu país com as ações da "Alemanha nazista" durante a Segunda Guerra Mundial. "A Rússia atacou a Ucrânia de uma forma covarde e suicida, como Alemanha nazista fez durante a Segunda Guerra Mundial", declarou o presidente ucraniano durante um discurso transmitido no Facebook.

Ele solicitou que cidadãos russos "saiam" às ruas para "protestar contra a guerra". Zelenski também pediu aos ucranianos para se unirem às unidades de defesa territorial. "Aqueles que têm experiência em combates e são aptos para se unir à defesa da Ucrânia devem se apresentar nos centros de recrutamento do ministério do Interior", continuou.
O presidente ucraniano prometeu distribuir armas a todos que quiserem. Além disso, ele pediu doações de sangue aos militares feridos. "Os militares estão engajados em uma luta pesada combatendo ataques em Donbas, no Norte, no Leste e no Sul. O inimigo teve várias baixas e elas serão maiores", afirmou Zelensky.
"Nós temos armas defensivas para defender nossa soberania", disse Zelensky, acrescentando que "cada cidadão deverá decidir o futuro de nosso povo".
Ele declarou, ainda, que o país cortou relações diplomáticas com a Rússia. "A Ucrânia está se defendendo e não deve perder sua liberdade. O direito de defender nossas vidas é nosso maior valor", disse.

O presidente russo Vladimir Putin lançou uma invasão na Ucrânia nesta quinta-feira, com ataques aéreos e a entrada de forças terrestres a partir de vários pontos do país.
*Com informações da AFP
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky AFP
Rússia iniciou a operação de invasão à Ucrânia AFP
Dezenas de pessoas tentavam se abrigar ou deixar a cidade, de trem ou por estrada AFP
A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira (24), uma invasão da Ucrânia AFP
Pessoas observam restos de um projétil em Kiev, capital da Ucrânia AFP
Policiais inspecionam restos de um projétil em uma rua de Kiev, capital da Ucrânia AFP
Fumaça preta sobe de um aeroporto militar em Chuguyev, perto de Kharkiv, na Ucrânia AFP