Mais Lidas

O artesanato em alta

Setor de Economia Criativa movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no país

A artesã Alessandra Vaz tem a própria marca de bolsas e acessórios
A artesã Alessandra Vaz tem a própria marca de bolsas e acessórios -

O setor da Economia Criativa segue em alta. Para se ter ideia, a cada ano esse mercado movimenta R$ 50 bilhões só com Artesanato. De acordo com o IBGE, 10 milhões de brasileiros ganham a vida com a venda de produtos artesanais. Parte desses artesãos se reuniram em São João de Meriti, na Baixada, onde participaram do Festival Sesc de Economia Criativa. O evento, que ocorreu na última quinta no Shopping Grande Rio, reuniu cerca de 100 expositores. Assessórios de moda, artigos de decoração, brinquedos, utilidades domésticas e outras peças confeccionadas em oficinas do Sesc Criativo foram vendidas ao público.

Alessandra Vaz, que participa de um coletivo de artesãs de Niterói, foi uma das expositoras. Ela buscou a formalização e a formação para gerenciar os negócios. "Nosso grupo debate a formação de preços, estratégias para divulgação de marcas, além de participarmos de palestras e oficinas", diz a proprietária da Ale Vaz Bolsas e Acessórios.

Arte e seriedade

Especializada em reaproveitamento, Lina d'Mello também esteve na feira para expor os seus trabalhos. Ela confecciona colares com a parte interna de cabos de antena e fundos de latinhas de alumínio. Lina usa banners descartados para criar bolsas estilizadas. "Essa história que o artesanato é passatempo de mulher não existe. É um negócio sério e muito rentável", garante a artesã.