Mais Lidas

Cresce o número de brasileiros em universidade do exterior

Levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Intercâmbio. EUA, Canadá e Portugal são os destinos mais procurados

Feira Internacional de Intercâmbio no Rio
Feira Internacional de Intercâmbio no Rio -

Há seis meses, o jovem brasileiro Andy Mansur embarcou para os Estados Unidos para dar início a um sonho: a graduação em uma universidade de ponta. Estudante de Economia, ele está entre os 300 mil brasileiros que atualmente realizam a formação profissional em outro país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o interesse pela graduação em universidades no exterior vem subindo gradativamente no ranking de programas mais procurados. Segundo os dados, 15,7% dos intercâmbios realizados por brasileiros em 2018 foram referentes a graduação e pós-graduação.

Em 2015, o serviço aparecia na oitava posição entre os mais vendidos pelas agências. E, agora, aparece no sexto lugar. Embora o número de matrículas nas universidades brasileiras tenha chegado a 3 milhões em 2017, o que representa um crescimento de 3%, segundo dados do Ministério da Educação, ainda é grande o número de estudantes que preferem cursar a graduação fora do país.

Os países mais procurados por brasileiros que buscam graduação no exterior - Arte: Kiko

Países mais procurados

Segundo a CI Intercâmbio e Viagem, os destinos mais procurados em 2018 por brasileiros foram: Estados Unidos (50%), Canadá (14%), Portugal (9%), Reino Unido (7%) e Alemanha (6%). Destaque para as universidades canadenses, que em 2017 interessava apenas 5% dos brasileiros. "Outros países ganharam relevância nas buscas, como Itália, Holanda, Austrália, Argentina e França", diz Humberto Costa, diretor da CI.

Ainda de acordo com a pesquisa da agência, entre as graduações mais desejadas no exterior estão: Negócios (22%), Educação Física (18%), Medicina (17%), Engenharia (11%), Psicologia e Marketing (7%). O cenário nacional é diferente. Segundo o MEC, Direito e Administração ocupam o topo da lista de carreiras mais cursadas no país.

As graduações mais procuradas por brasileiros em universidades do exterior - Arte: Kiko

vale esta arte
destinos cursos arte kiko
Feira Internacional de Intercâmbio no Rio Divulgação
Os países mais procurados por brasileiros que buscam graduação no exterior Arte: Kiko
As graduações mais procuradas por brasileiros em universidades do exterior Arte: Kiko