Mais Lidas

Empreendimento de impacto social

Shopping Via Rio Pavuna começa a funcionar com proposta que alia educação e entretenimento

Moradores da Pavuna ganharam um novo espaço de convivência: o Shopping Via Rio Pavuna, que foi aberto ao público no último dia 1º. Na praça de alimentação, o empresário Clovis Barreto conta que gosta de investir em negócios que exijam ousadia. Foi assim que, em 2013, topou assinar contrato com a Prefeitura do Rio, em uma parceria público-privada, para a construção do empreendimento, na divisa entre Pavuna e São João de Meriti. Foram seis anos de obras, que transformaram a infraestrutura urbana da região. Com as primeiras lojas já funcionando no térreo, o empresário espera chegar a 100% de ocupação no segundo semestre de 2020.

Enquanto caminha pelo shopping, Barreto comenta os planos de ocupação para os andares superiores — são quatro ao todo. E anuncia que o Centro Universitário IBMR irá ficará no terceiro, com oferta de cursos técnicos e de graduação superior. Segundo ele, a proposta está de acordo com a característica que pretende imprimir no shopping: entretenimento com impacto social.

"A IBMR começa em julho. Também estamos em negociação com o Sesc e o Senac. A demanda por cursos técnicos é uma vocação da região", avalia o empresário, que anuncia, ainda, a instalação de uma rede de academias. "É a mesma que existe na Zona Sul. Assim, conferimos igualdade social aos moradores da Pavuna. Ainda temos um projeto para a instalação de seis salas de cinema". Sobre a ocupação das lojas, Barreto conta que tem buscado contato com marcas que caibam no bolso da população: "Neste momento, o lucro deve ser o ponto dois. Explico aos interessados que o impacto social deve vir primeiro".