Mais Lidas

Só siga um caminho: o do coração

Carlos Castaneda era um jovem que não sabia muito bem o que fazer da vida quando pediu a seu mestre uma orientação. Só siga um caminho que tenha um coração, ensinou o bruxo Don Juan. A história é uma das pedras angulares do livro A Erva do Diabo, em que Castaneda revela o que aprendeu durante sua convivência com um velho feiticeiro mexicano.

Sim, caminhos podem ter um coração. Como saber se o seu o tem? É fácil. Se você acordar animado, louco para ir trabalhar (ou estudar, ou empreender, seja lá o que for), este caminho que você escolheu tem um coração e merece ser seguido. A sua alma está nele.

Mas muitos de nós (a maioria, diga-se de passagem) não costumam encontrar esse caminho. Gente que anda por aí fazendo o que pode, o que acha que deve, ralando num trabalho que só dá o dinheiro para pagar as contas. Ou que satisfaz a ambição do pai, da mãe, dos outros, enfim.

Não é difícil reconhecer essas pessoas. São infelizes. Estão sempre bocejando, reclamando, fazendo operação-tartaruga ou enlouquecendo quem deveriam ajudar. Não têm mesmo motivos para serem felizes. Passam muitas horas fazendo o que não gostam. Como poderiam sorrir, ou tratar bem seus semelhantes, se vivem na ante-sala do inferno? E o que ganham com isso? Um salário no fim do mês. Mais nada.

Mas então por que estes infelizes seguem se torturando? Medo. Medo de perder as migalhas, de largar o pouco que têm e sofrer ainda mais. Medo de se jogar no desconhecido e não ganhar nada em troca. Por que largar o emprego 'seguro' de bilheteiro do metrô e virar tatuador, se ama fazer tatuagens? E se der tudo errado? Por que se arriscar abrindo uma loja de festas de aniversário, mesmo sendo seu sonho, se você pode viver mais alguns anos nas costas da sua mãe? Parece arriscado.

Quem garante que vai dar certo? Ninguém. Mas se você sabe o que quer, o que gostaria de fazer na vida, não hesite um segundo. Vá em frente. Dê um jeito de seguir o caminho que tem um coração, onde vive seu coração. A vida é curta e implacável. Não tem volta. O seu tempo e a sua energia vão acabar muito antes do que você espera. Mexa-se!

Pode ser que não dê certo. Sempre existe este risco, ainda mais num país tão imprevisível como o nosso. Mas quer saber um segredo? Conheço muita gente, mas não conheço nenhuma pessoa bem-sucedida que faça uma coisa de que não gosta.

Se você sabe o que quer, ainda que não tenha tomado coragem de seguir seu destino, isso faz de você um afortunado. Há uma categoria pior, sempre há: pessoas confusas, desorientadas, que não têm a menor noção do que querem da vida. Isso sim é uma verdadeira tragédia. Gente que pega o trem todo dia sem saber por que, que vê a vida passar com olhos de peixe morto. Se você é um deles e por acaso passou por aqui, vou dizer com todas as letras. Não tenho pena de você. A culpa é sua e está jogando sua preciosa existência fora. Quer uma palavra? Acorde!

Pare de culpar os outros. Descubra o que gosta de fazer e transforme isso no seu ganha-pão. "Falando assim parece fácil", você pode pensar. Quem disse que vai ser fácil? Não vai ser, não. Mas quem adora construir castelos carrega as pedras feliz. Não há limites para o que uma pessoa apaixonada pode fazer. É a sua vida, caramba! Capriche.