Mesmo com sensível queda nos índices de desemprego e aumento de contratações com carteira assinada, o número de trabalhadores por conta própria segue em ascensão no país. Diante desse cenário, traçado em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), analistas do órgão apontam para uma possível mudança estrutural no mercado de trabalho provocada pela chamada "economia dos aplicativos", que passou a gerar renda para milhões de brasileiros.
A análise do instituto que chamou atenção para a nova dinâmica foi apresentada na Carta Conjuntural para o 4º trimestre deste ano, divulgada no dia 12. No estudo, verificou-se que o segmento de transportes foi o que registrou maior aumento de participação de trabalhadores por conta própria no 3º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018: 17,5% ou 312.622 trabalhadores no país. Hoje, o segmento, que engloba os serviços de entrega de alimentos e transporte de passageiros por aplicativo, gera renda para dois milhões pessoas, segundo o Ipea.
"Mesmo com o mercado em recuperação, verificamos aumento de trabalhadores por conta própria especialmente no segmento de transportes. Acreditamos que seja reflexo da consolidação dos aplicativos. O crescimento de pessoas trabalhando nesses serviços está relacionado à mudança de comportamento dos consumidores e às dificuldades de conseguir emprego", aponta a pesquisadora Andréia Lameiras, do Ipea.
Homem é encontrado morto dentro de buei...
Bom Sucesso...
Éramos Seis...
Três ônibus do BRT são vandalizados n...
Mão de Grazi Massafera em foto com Caio...
Flamengo está interessado em contratar ...
Amor Sem Igual...
As aventuras de Poliana...
Riotur anuncia que o Carnaval deste ano ...