Mais Lidas

Robô que desarma bombas

Essa é uma das novidades que serão apresentadas em feira de segurança

Tecnologias são destinadas às Forças Armadas e polícias
Tecnologias são destinadas às Forças Armadas e polícias -

Uma câmera acoplada ao corpo dos policiais que grava automaticamente todas as suas ações desde o momento que retira a arma do coldre e uma blindagem especial para veículos que provoca choques elétricos. Essas são algumas das novidades que serão apresentadas na 12ª edição da maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security, que começa hoje, no Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Na lista de novidades da feira, estão também o robô Teodor, capaz de desarmar bombas através de controle remoto; um bloqueador capaz de desativar drones em áreas como o espaço aéreo de aeroportos; e até uma máscara, inspirada no personagem Darth Vader, contra gás, que suporta temperatura de até mil graus.

A feira contará com mais de 450 marcas nacionais e internacionais e deve receber mais de 30 mil visitantes de 80 países. O setor gera 60 mil empregos diretos e 240 mil empregos indiretos no Brasil e movimenta R$ 202 bilhões por ano (4% do PIB), segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).