Mais Lidas

Gatunos presos

Três foram flagrados roubando cabos da SuperVia

Material utilizado na tentativa de furto flagrada por agentes de controle da Supervia
Material utilizado na tentativa de furto flagrada por agentes de controle da Supervia -

Três homens foram detidos e presos em flagrante tentando furtar cabos de energia elétrica na estação de trem Nova Iguaçu, do ramal Japeri da SuperVia, na Baixada Fluminense, durante a madrugada de ontem. O crime foi impedido por agentes de segurança da concessionária. 

De acordo com a SuperVia, ao perceber as primeiras falhas no sistema, a empresa determinou que funcionários do setor de segurança realizassem rondas no local indicado. Os agentes localizaram três homens com alicates, uma serra e parte dos cabos retirados. A Polícia Militar foi acionada e todos foram levados para a 52ª DP (Nova Iguaçu).

Técnicos da concessionária passaram parte da madrugada e da manhã de ontem fazendo reparos, mas a SuperVia não informou se a ação criminosa provocou atrasos no ramal Japeri.

Ainda segundo a SuperVia, apenas nos três primeiros meses de 2019 foram registradas 18 ocorrências de roubo de cabos. Em nota, a concessionária afirmou que "repudia essas ações".

A companhia disse que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança dentro do sistema ferroviário é de responsabilidade do Governo do Estado, que atua nas estações e trens por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). Os agentes de controle da SuperVia atuam nas estações com o "objetivo de informar, orientar e garantir a integridade dos passageiros", destaca a concessionária.

Por se tratarem de agentes de controle, eles não têm poder de polícia, realizam vistorias e fazem o acionamento da Polícia Militar sempre que necessário.