Mais Lidas

Nossos santos padroeiros

Moradores do Rio de Janeiro têm agora dois protetores de peso

Zeca Pagodinho acha que São Jorge é o santo
Zeca Pagodinho acha que São Jorge é o santo "que mais tem a cara da cidade" -

Dois dos santos mais populares entre cariocas e fluminenses, São Jorge e São Sebastião assumiram responsabilidades ainda maiores. Eles foram oficialmente promovidos, juntos, ao 'cargo' de padroeiros do estado, conforme prevê lei sancionada ontem pelo governador Wilson Witzel (PSC). Os devotos ficaram animados com a novidade e esperam que a santa ajuda proporcione dias melhores e bênçãos em dobro ao povo do Rio de Janeiro.

O cantor Zeca Pagodinho defende que o Santo Guerreiro é o mais próximo do povo fluminense. "O Rio está precisando de vários santos como padroeiro, mas São Jorge é o que tem mais a cara da cidade. É cultuado no futebol, pela malandragem, pelo jogo do bicho, pelos bombeiros e é o que mais se vê nos botequins. Justa homenagem", disse.

O cantor Elymar Santos puxa sardinha para São Sebastião: "Fui batizado, fiz Primeira Comunhão e Crisma na igreja dele. Por isso, minha afinidade é maior, mas também amo São Jorge", explicou.

Democráticos, São Sebastião, que já era padroeiro da capital, e São Jorge, que, de tão popular, tem um feriado estadual desde 2008, atendem diferentes crenças.

Para praticantes da Umbanda e do Candomblé, os dois correspondem, respectivamente, aos orixás Ogum e Oxóssi. Muitos fiéis acreditam que a escolha tem tudo a ver com o espírito guerreiro de quem vive no Rio e enfrenta batalhas diárias. Os dois padroeiros foram soldados.

A lei sancionada ontem, de autoria dos deputados Gustavo Schmidt (PSL) e André Ceciliano (PT), diz que o governo estadual prestará anualmente as honras de Estado aos padroeiros. Não está definido se o Dia de São Sebastião (20 de janeiro) passará a ser feriado estadual, como já ocorre no município.

Zeca Pagodinho acha que São Jorge é o santo "que mais tem a cara da cidade" Divulgação
Lei que torna os santos padroeiros do Estado foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feir Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
A imagem de São Sebastião foi da Tijuca à Catedral Metropolitana Fernanda Dias/Agencia O Dia