Mais Lidas

Polícia dá bote no 'Bonde de Jesus'

Oito presos e um morto em operação na Baixada

Terreiro de candomblé foi invadido e destruído em Parque Paulista, em Duque de Caxias
Terreiro de candomblé foi invadido e destruído em Parque Paulista, em Duque de Caxias -

A Polícia Civil prendeu ontem oito suspeitos em uma operação para desarticular quadrilha responsável por ataques a terreiros de candomblé na Baixada Fluminense. Os criminosos se intitulam 'Bandidos de Jesus'. A ação da 62ª DP (Imbariê) aconteceu na comunidade Parque Paulista, em Duque de Caxias. Durante a ação, um bandido entrou em confronto com os policiais e acabou morto. Uma pistola foi apreendida com ele.

Os criminosos pertencem à facção Terceiro Comando Puro (TCP), ligados a Álvaro Malaquias Santa Rosa, o 'Peixão', chefe do tráfico em Parada de Lucas, Cidade Alta e Vigário Geral e que também domina o Parque Paulista.

De acordo com a 62ª DP, as investigações tiveram início há três meses, logo após a comunicação do ataque ao terreiro de candomblé. A unidade identificou os criminosos e conseguiu na Justiça os mandados de prisão.

A ação de combate à intolerância contou com apoio de unidades do Departamento Geral de Policiamento da Baixada (DGPB), da Capital (DGPC), de Especializadas (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Mãe de santo ameaçada

Em julho, os integrantes do grupo 'Bandidos de Jesus' invadiram e destruíram o terreiro de candomblé, no Parque Paulista. No momento do ataque, a mãe de santo, de 85 anos, ficou sob a mira de armas e sofreu ameaças. Foi a primeira vez que o terreiro, situado no bairro há mais de 50 anos, sofreu um ataque, apesar de ameaças já terem ocorrido.

"Eles já fecharam três ou quatro espaços religiosos. Estamos ali há 52 anos e nunca passamos por situação parecida. Não vamos voltar, a segurança dela (da mãe de santo) em primeiro lugar", contou um parente da religiosa.