Mais Lidas

Polícia faz operação contra bando que aplicava golpes em servidores públicos

Investigações apontaram que a quadrilha sugeria que as vítimas fizessem empréstimos para aplicar o valor em investimentos fictícios

Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais
Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais -
A Polícia Civil realiza, na manhã desta quinta-feira, uma operação para desarticular uma organização criminosa que aplicava golpe, em servidores públicos, com investimentos fictícios. Suspeito de chefiar o grupo, o empresário Roniel Cardoso dos Santos, foi preso em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, pelos crimes de estelionato, contra a ordem econômica e das relações de consumo e lavagem de dinheiro. Nas redes sociais, Roniel ostentava uma vida de luxo.

De acordo com as investigações do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), a quadrilha captava servidores públicos e outras vítimas para que estes fizessem empréstimos consignados e aplicassem o valor em investimentos. No entanto, essas aplicações eram falsas, com a promessa de ganhos exagerados e incompatíveis com a realidade do mercado. A quadrilha pagava às vítimas pequenos lucros do suposto investimento nos primeiros meses, mas depois os lesava sem devolver todo o dinheiro aplicado.

Para atrair clientes, o grupo exibia suas empresas em redes sociais para atrair as vítimas com ofertas de aplicações sedutoras. Mas a exibição não acontecia apenas nas redes sociais da empresa. O chefe do bando, Roniel Cardoso dos Santos, ostentava uma vida de luxo em suas páginas pessoais, postando passeios de helicóptero e jet sky, e viagens internacionais. 
Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais - Reprodução / Instagram
Roniel foi capturado em sua casa, num imóvel de alto padrão, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. No imóvel, os agentes ainda apreenderam uma grande quantia em dinheiro. 

O Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) identificou também os empresários Gabriel Almeida Piquet de Oliveira, Luciene Assunção Silva e Luana Cardoso e outros sete acusados como integrantes da quadrilha.

A polícia também apurou que o grupo planejava se fortalecer politicamente no Maranhão, onde tinha ramificações com o lançamento de candidaturas a cargos eletivos. O objetivo da expansão para o estado nordestino era se beneficiar financeiramente, além de ter respaldo e imunidade.

A operação tem o intuito de cumprir seis mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Maranhão, Brasília e São Paulo. A Polícia Civil conseguiu junto à justiça o sequestro de bens e contas bancárias - físicas e jurídicas - no valor aproximado de R$ 50 milhões.
Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais Reprodução / Instagram
Montante de dinheiro foi encontrado com Roniel no momento de sua prisão Divulgação
Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais Reprodução / Instagram
Suspeito de liderar organização criminosa passeava de jet ski Reprodução / Instagram
Roniel ostentava carro de luxo Reprodução / Instagram
Suspeito de liderar organização criminosa passeava de helicóptero Reprodução / Instagram
Suspeito de aplicar golpes financeiros ostentava viagens internacionais nas redes sociais Reprodução / Instagram
Roniel morava em casa de alto padrão em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio Divulgação
Montante de dinheiro foi encontrado com Roniel no momento de sua prisão Divulgação