Mais Lidas

Trote de calouros de engenharia considerado racista é investigado pela UFRJ

No trote, estudantes brancos foram pintados com uma tinta preta e uma delas estava de avental, segurando uma bandeja com uma garrafa, simulando uma garçonete

Trote está sendo considerado racista
Trote está sendo considerado racista -
Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está investigando um trote de calouros do curso de engenharia do campus Macaé, no Norte Fluminense, dado nesta quinta-feira. No trote, estudantes brancos foram pintados com uma tinta preta. Uma delas estava de avental e segurando uma bandeja com uma garrafa, simulando uma garçonete.
O ato, chamado de blackface (prática no qual pessoas negras são ridicularizadas para o entretenimento de brancos), recebeu críticas quando fotos do trote foram compartilhadas na Internet. 

VEJA MAIS NOTÍCIAS
"Algo como isso acontecendo dentro de um local que seria para ser de inclusão, respeito e acima de tudo um local para se formar pessoas melhores, é totalmente repudiável", um aluno lamentou.
"Você percebe o erro quando isso acontece dentro da universidade com diversas pessoas vendo e ninguém fez absolutamente nada. O mais sensato a se fazer além de punir todos, afinal contra fatos não há argumentos, é repensar a maneira que a universidade está conduzindo seus alunos urgentemente", criticou uma aluna.
Uma das estudantes envolvidas no episódio tentou explicar a situação, em uma postagem em que aparece em uma foto com uma marcação "10" pintada nas suas costas. A caloura excluiu seu perfil momentos depois.
"Não escolhi ser pintada da forma que foi. Foi escolha dos veteranos e eles escolheram assim não sei o porquê. Mas não acho que foi no intuito de fazer blackface. A bandeja e o avental é pela brincadeira que tá fazendo com a turma inteira. Porque por ser (da turma) 010 falaram sobre os 10% do garçom e chamam a gente de calouro garçom. Não é na intenção de ofender ninguém", alegou.
Uma das fotos com uma caloura pintada chegou a ser compartilhada por uma professora de Física.

Galeria de Fotos

Trote está sendo considerado racista Reprodução / Internet
Trote está sendo considerado racista Reprodução / Internet
Trote está sendo considerado racista Reprodução / Internet
Em nota, o campus da UFRJ em Macaé informou que suspendeu o trote, que repudia quaisquer manifestações de caráter racistas em suas dependências e que abrirá inquérito para apurar o ocorrido; veja a nota na íntegra!
A Direção do Campus UFRJ-Macaé repudia quaisquer manifestações de caráter racista em suas dependências e abrirá inquérito para apurar o ocorrido no dia 05 de março no trote dos calouros da Engenharia.

Informamos que as investigações serão realizadas seguindo o procedimento legal e, caso seja constatado crime de racismo, os envolvidos serão responsabilizados tanto na esfera acadêmica quanto na criminal.

Enquanto durarem as investigações, os trotes estão suspensos e proibidos dentro das dependências do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé.

Lançamos, no início da semana, uma campanha para impedir o trote violento ou vexatório e garantimos que condutas de caráter racista, homofóbico, sexista ou que configure qualquer tipo de discriminação serão severamente punidas.
A Atlética de Engenharia da UFRJ também se manifestou, dizendo que não fez parte da comissão de recepção dos calouros e que, por isso, não pode determinar as atividades a serem realizadas no trote.
"Além disso, a bandeira da Atlética, que aparece na foto, foi apenas emprestada à comissão de trote e por isso aparece nas fotos na qual uma caloura está pintada de preto com bolas azuis e segurando uma bandeja. Através da foto aparece apenas a tinta preta o que remete ao blackface e acaba ofendendo todas as pessoas negras.
Intencionalmente, ou não, qualquer ato racista deve sempre ser reprovado.
Ressaltamos que repudiamos todo e qualquer ato de racismo, homofobia, xenofobia, machismo, sexismo ou qualquer outro tipo de preconceito", a Atlética acrescentou, também em nota.