Mais Lidas

Corpo de Elias Maluco será enterrado nesta sexta na Zona Norte do Rio

Sepultamento acontecerá no Cemitério Memorial do Rio, em Cordovil

Elias Maluco foi encontrado morto dentro de sua cela na terça-feira
Elias Maluco foi encontrado morto dentro de sua cela na terça-feira -
Rio - O corpo do traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, de 54 anos, será enterrado na tarde desta sexta-feira no Cemitério Memorial do Rio, em Cordovil, na Zona Norte do Rio. O sepultamento está previsto para às 15h. O corpo dele chegou ao Rio por volta das 19h de ontem. 
Elias Maluco foi encontrado morto, na terça-feira, dentro de sua cela na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele estava com um lençol enrolado em seu pescoço. O atestado de óbito apontou morte por asfixia mecânica.
Inicialmente, a família acreditava que o traficante havia sido assassinado dentro de cadeia. No entanto, após a divulgação do atestado, já imagina que ele possa ter cometido suicídio.
No mesmo dia da morte de Elias Maluco, uma filha divulgou cartas enviadas pelo pai, escritas no dia 19 de agosto, em que ele mandava mensagens de esperança e saudades da família. Outras cartas foram encontradas pela Polícia Federal na cela do traficante, onde ele teria pedido perdão à família e demonstrado falta de vontade de viver.
CHEFÃO DO COMANDO VERMELHO
Integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e considerado líder do tráfico de drogas de comunidades dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, Elias Maluco estava preso desde setembro de 2002. Em 2005, ele foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pela morte do jornalista Tim Lopes.
Em junho de 2002, a quadrilha liderada por Elias Maluco rendeu e matou Tim Lopes, quando o jornalista fazia uma reportagem sobre abuso de menores em um baile funk na Vila Cruzeiro, na Penha. O corpo do jornalista foi queimado em uma fogueira de pneus. Além de Elias, outras seis pessoas foram condenadas pelo crime.
Além de ser acusado pelo assassinato de dezenas de pessoas, o traficante também tinha uma condenação, de 2013, a 10 anos, sete meses e 15 dias de prisão por lavagem de dinheiro.
De setembro de 2002 a janeiro de 2007, Elias Maluco ficou preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. No dia 4 de janeiro daquele ano, ele foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, junto com outros 11 chefes do CV e do Terceiro Comando (TC).
O grupo foi acusado de planejar a queima de ônibus e atentados contra delegacias e postos da Polícia Militar no Rio em 28 de dezembro de 2006, quando 19 pessoas morreram.