Mais Lidas

Polícia Civil identifica chefes do tráfico da Maré que promovem bailes para aumentar os lucros

Em março, um megaevento com tema da Disney foi realizado na Vila do João e contou até com decoração e iluminação especial, pirotecnia e até globo da morte

Thiago da Silva Folly, o TH da Maré
Thiago da Silva Folly, o TH da Maré -
A Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) identificou e está monitorando quatro chefes do tráfico de drogas da Vila do João, no Complexo da Maré. Entre as atividades criminosas praticadas por Thiago da Silva Folly, o TH, Michael de Souza Malveria, o Mangolê ou Bill, Luiz Carlos de Lomba, o Chocolate, e Cria, estão também a organização de bailes funks, onde eles conseguem atrair bastante público e aumentar seus lucros ilegais com a venda de droga, bebidas e até comidas. 
Baile da Disney teve show de pirotecnia - Reprodução internet


Segundo as investigações, os quatro foram os escolhidos de Nei da Conceição Cruz, o Nei Facão, um dos fundadores e líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), para comandar a VJ, como a favela é conhecida, enquanto ele está preso.

Em março, um megaevento temático aconteceu na VJ, mesmo em plena pandemia de covid-19. O Baile da Disney teve decoração especial com túnel de luzes, pessoas fantasiadas de personagens como Mickey, Minnie e Bela, pirotecnia, artista circense e até mesmo um 'globo da morte' - jaula redonda onde motoqueiros fazem acrobacias. 
Uma artista circense se apresentou para o público no Baile da Disney e, ao fundo, é possível ver o globo da morte - Reprodução internet
No folder de anúncio da festa, estão as fotos do Homem de Ferro, Gabigol, o Macaco César, e um Anão, da Branca de Neve, que aparecem em primeiro plano. Os personagens fazem referência aos quatro traficantes, segundo a DCOD.
"O Gabigol seria o TH, o Anão é o Chocolate, o Homem de Ferro é o Cria, porque ele já tomou vários tiros e o personagem tem uma placa de ferro, e o César, seria o Mangolê. Estão todos lado a lado, porque não há hierarquia entre eles", explicou o delegado Marcus Vinicius Amim, titular da DCOD. 
Segundo a polícia, as fotos do Homem de Ferro, Gabigol, Macaco César, e de um Anão, fazem referência aos quatro traficantes - Divulgação
Baile é só uma das atividades do tráfico e eles lucram com tudo que é vendido

O delegado da DCOD explica que a apuração dos bailes é feita dentro da investigação de tráfico.

"Estamos investigando todas as atividades do tráfico de drogas, e um baile é objeto de investigação dentro da investigação de narcotráfico. Óbvio que todo evento de grande porte, com uma estrutura dessas, a gente verifica se tem ou não alguma participação do tráfico de drogas. A gente acredita que tenha, mas procuramos comprovar isso com elementos dentro da investigação", esclareceu Marcus Vinicius. 
Visão aérea do Baile da Disney, na Vila do João - Reprodução internet


Amim contou ainda que os bailes funks são uma maneira do tráfico cometer também o crime de lavagem de dinheiro e que os traficantes lucram de todas as formas possíveis nesses eventos.

"O baile é uma forma de lavagem de dinheiro e de atrair público para ter maior venda de drogas, a parte de bebidas também é do tráfico hoje em dia. Antigamente, os locais onde tinha baile, as bebidas e comidas eram dos moradores, eles tinha até uma simpatia de alguns moradores por isso, mas hoje não, o tráfico viu que estava rendendo muito dinheiro e pegaram essa atividade para eles também. Isso movimenta muito dinheiro. Não sabemos ainda quanto, mas sabemos que muito, até pela investimento deles na estrutura do baile", conta o delegado.
 
Thiago da Silva Folly, o TH da Maré Divulgação
Michael de Souza Malveria, o Mangolê ou Bill, traficante da Vila do João, no Complexo da Maré Divulgação
Traficante Luiz Carlos de Lomba, o Chocolate, da Vila do João, no Complexo da Maré Divulgação
O Baile da Disney conta com um grande telão desejando boas vindas Reprodução internet
Baile da Disney teve show de pirotecnia Reprodução internet
O Baile da Disney teve iluminação especial, pirotecnia e até um globo da morte FOTOS Reproduções da internet
Baile da Disney contou até com globo da morte Reprodução internet
Visão aérea do Baile da Disney, na Vila do João Reprodução internet
Uma artista circense se apresentou para o público no Baile da Disney e, ao fundo, é possível ver o globo da morte Reprodução internet
Entrada do Baile da Disney, no Complexo da Maré Reprodução internet
Segundo a polícia, as fotos do Homem de Ferro, Gabigol, Macaco César, e de um Anão, fazem referência aos quatro traficantes Divulgação

Comentários