Mais Lidas

Estudante apontado como autor de ataques à UniRio é ouvido pela Polícia Civil

O pai do rapaz também prestou depoimento à delegacia que investiga o caso

Campus da Unirio na Avenida Pasteur, 458, no bairro da Urca, onde estuda aluno apontado como autor das ameaças
Campus da Unirio na Avenida Pasteur, 458, no bairro da Urca, onde estuda aluno apontado como autor das ameaças -
Rio - O estudante suspeito de ter ameaçado nas redes sociais de realizar um ataque à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), nos campi da faculdade da Urca, Zona Sul da cidade, já prestou depoimento à 10ª DP (Botafogo), que investiga o caso. De acordo com a Polícia Civil, o pai do aluno também foi ouvido, assim como outras pessoas continuam prestando depoimentos.

Conforme a 10ª DP, a investigação está em andamento. O aluno do curso de Sistemas de Informação, do CCET, é suspeito de promover as ameaças de ataques à universidade. Na semana passada, a UniRio suspendeu todas as atividades nos campi da Urca.
No último dia 21, a Polícia Civil realizou uma operação para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, tendo como alvo endereços ligados ao estudante suspeito das ameaças.

Na ocasião, a UniRio informou que foi determinada a abertura de um procedimento disciplinar contra o aluno, para que o mesmo tenha direito a defesa. Procurada pelo DIA nesta segunda-feira (27), a UniRio não se pronunciou sobre os desdobramentos do caso. 
O estudante suspeito se autodenomina um "incel", ou seja, um celibatário involuntário. O grupo é formado por homens solitários que se reúnem em fóruns na internet. Em comum, está a rejeição por mulheres e homens sexualmente ativos e o teor do discurso de ódio e misoginia. Em um canal no YouTube, o homem já havia gravado vídeos com conteúdos racistas e misóginos. Mais recentemente, ele publicou e em seguida removeu de um site de plataforma de vídeos, ameaças de massacre com uso de armas na unidade.