Mais Lidas

Como lidar com seu próprio mau humor

O ideal é ter muita cautela para que não te prejudique, seja nas relações pessoais como nas profissionais.

Há dias em que já acordamos de mau humor. Pior quando não há motivo específico. Simplesmente levantamos com o pé esquerdo. E agora? Como enfrentar um longo dia pela frente neste estado emocional? O ideal é ter muita cautela para que o mau humor não te prejudique, seja nas relações pessoais como nas profissionais. Alexandre Pedro, psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, fez uma lista com dicas para lidar com esses momentos.

 

Não tome decisões na flor da emoção

Boas decisões são aquelas que foram construídas levando em conta os prós e contras de cada cenário. Geralmente, elas são maduras, ou seja, vão se confirmando ao longo do tempo. Apesar de boas escolhas não serem garantia de sucesso, as impulsivas tendem a ser ruins e gerar arrependimento. Portanto, evite tomar decisões quando o lado racional não estiver no seu modo normal.

 

Duvide de seus julgamentos

Nos dias em que não estamos bem, há uma inclinação a ver o "copo meio vazio" ou olhar o mundo com lentes negras. Nossa percepção é muito influenciada pelo estado emocional do momento. O mau humor é capaz de fazer com que seus julgamentos sejam mais duros com você mesmo e com os outros. Se tiver a opção, deixe para fazer uma nova avaliação quando estiver em um dia melhor.

 

Tente manter tranquilidade ou saia de cena

Em momentos de mau humor, tendemos a ficar com o "pavio curto". Por isso, fique atento ao modo como está tratando as pessoas e, de preferência, pense três vezes antes de emitir opiniões, principalmente se for em resposta a algo que você não gostou ou discorda. Se o mau humor estiver tão forte a ponto de sequer conseguir disfarçar, fique fora das conversas e se mantenha mais reservado.

 

Encurte seu dia no escritório

Se você tem a opção de controlar seus horários, trabalhando com banco de horas, por exemplo, encurte seu expediente no escritório. Ou se puder trabalhar de casa, nem vá para a empresa. Isso evitará exposições a situações limite.

 

Opte por atividades mais prazerosas

Caso o mau humor acorde com você em pleno sábado, escolha um roteiro que lhe proporcione prazer, que não exija esforço em aparentar que está bem e que possa até te trazer de volta o bem-estar. Uma massagem relaxante é uma boa dica para deixar corpo e mente em harmonia.

Comentários