Mais Lidas

Fábio Gontijo desmistifica a harmonização facial

A harmonização facial veio para ficar. Conheça riscos e benefícios do procedimento

Fábio Gontijo
Fábio Gontijo -
A harmonização facial veio para ficar garante o médico dermatolista Fábio Gontijo, que desmistifica o procedimento que visa tornar mais harmônicas as linhas do rosto. 
"Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos feitos para criar uma simetria no rosto do paciente e rejuvenescimento da face. O preenchimento pode ser feito na região do bigode chinês, da maçã do rosto e do queixo, por exemplo. Em pessoas que têm o queixo muito para dentro, podemos alongá-lo e deixar o rosto mais simétrico. Para se fazer uma boa harmonização é preciso personalizar o tratamento, estudando os traços de cada paciente", explica o medico mineiro. que chama a tenção para a substância utilizada no procedimento.

"Na harmonização facial o preenchimento é feito com ácido hialurônico", diz o mpedico que realiza a técnica com anestesia local, mas faz um alerta sobre o uso indiscriminado.
"Quando feito de forma exagerada fica com aspecto de 'boneco de cera'. Mudam a fisionomia da pessoa, deixando-a diferente do que ela realmente é. Isso criou outro padrão de beleza e as pessoas estranhando isso. A ideia de 'harmonizar' é deixar uma aparência mais leve e descansada", explica o profissional, que afirma que o primeiro passo para ter bons resultados é preciso procurar um profissional gabaritado para realizar tal técnica.