Mais Lidas

'Construir um mundo mais justo'

Zoraide Gomes, a Cris dos Prazeres, fala sobre seu trabalho e vida na comunidade

Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, é a colunista convidada da semana
Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, é a colunista convidada da semana -

É uma busca diária não me permitir esvaziar os sonhos, me manter forte diante dos desafios e transformá-los em oportunidades, renovando a esperança de construir um mundo mais justo. Zoraide Gomes, a Cris dos Prazeres, é mulher negra, nordestina da Praia do Janga (Pernambuco) e autointitulada carioca de coração. Adotei a Cidade Maravilhosa como minha casa há 34 anos, me deslumbrando por toda essa beleza que inspira a luta diária na construção da dignidade e igualdade de todos que fazem o Rio de Janeiro, um Rio de favelas.

Ao subir pela primeira vez o Morro dos Prazeres e contemplar a beleza da cidade de dentro para dentro da favela, e de dentro para fora, pensei o quanto complexo é isso tudo aos olhos dos leigos ou ignorantes por desconhecerem esse lugar humano. Minha trajetória de vida é de aprendizagem. Então, posso dizer que essa favela me ensinou tudo o que sei e essa cidade modelou tudo que sou!

Sempre fui em busca de boas conexões, de construir um currículo extenso, passando por diferentes áreas profissionais e amando todas as experiências. Quando trabalhei como empregada doméstica, foram anos de muitas descobertas, principalmente em como é uma carreira de responsabilidade e amor. Já trabalhei com produções culturais, turismo, educação, orientação social, artesanato e tecnologia ambiental.

Nesse tempo, vi que participar de movimentos sociais e atuar nos projetos de impactos sociais é se despir de roupagens que, ao longo da nossa história, adquirimos equivocadamente. E eu não paro, ajudo no que posso a comunidade, seja como coordenadora ou voluntária de vários projetos: participo de ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e promoção da saúde; de educação ambiental; e do programa de tecnologia Vai Na Web.

Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, é a colunista convidada da semana Juliana Chalita / Divulgação
Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, é a colunista convidada da semana Arquivo Pessoal
Zoraide Gomes, mais conhecida como Cris dos Prazeres, é a colunista convidada da semana Arquivo Pessoal

Comentários