Mais Lidas

Plano Favela com Dignidade leva serviços da Prefeitura até as comunidades

Secretária Marli Peçanha está afrente da pasta

Marli Peçanha
Marli Peçanha -
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial da Ação Comunitária (SEAC), comandada por Marli Peçanha, lança dia 5 de maio, às 10h, no Palácio da Cidade, o programa Favela com Dignidade. Além de dar voz e vez às comunidades, a iniciativa vai levar os principais serviços da Prefeitura às favelas cariocas. A SEAC vai atuar em articulação com os órgãos e secretarias da Prefeitura.
O Programa Favela com Dignidade abriga três importantes projetos: Turistando com a comunidade,
Casa Carioca e Recicla Comunidade. O Turistando vai garantir ao morador de favela o direito de conhecer a cidade onde mora. Inserir o morador no contexto histórico cultural da cidade, com visitas guiadas, dentro e fora das favelas será base do Turistando.
O aumento a autoestima vai ajudar a combater o estigma e a segregação impostos pelo preconceito. O projeto vai democratizar a cidade, valorizar a cultura, a arte e o poder transformador produzidos pelas comunidades. O Casa Carioca terá como finalidade melhorar as unidades habitacionais que ofereçam risco à saúde. Aberturas de janela para maior circulação de ar, instalações sanitárias são alguns exemplos de melhorias imediatas que serão proporcionadas pelo projeto.

O Recicla comunidade mostrará que é possível transformar lixo em dinheiro e reforçar a renda da
população através da inclusão social e da cadeia produtiva da reciclagem. O morador levará seu material reciclável (plástico, vidro, alumínio, ferro, papelão) ao Centro de Apoio para Reciclagem (CAR) a ser instalado nas favelas. Ele receberá pelo peso do material que será creditado em um cartão
ou através do aplicativo do projeto. O sistema de crédito é feito através de identificação facial previamente
cadastrado. O que evitará fraudes. O dinheiro acumulado poderá ser usado no comércio local.

São três as comunidades candidatas a receber, a partir do segundo semestre, os benefícios do Favela com
Dignidade: Vila Sapê, Asa Branca e Virgolândia, situadas na região de Jacarepaguá, Zona Oeste. Os agentes da SEAC estão em campo, ouvindo moradores e lideranças comunitárias, para mapear as principais demandas e problemas dessas comunidades.
O Programa Favela com Dignidade estará privilegiando as favelas com Índice de Desenvolvimento Social (IDS), mesmo corte adotado pelo Instituto Pereira Passos para os Territórios Sociais. O IDS considera serviço de abastecimento de água, esgoto adequado, coleta de lixo adequada, número de banheiros por moradores, numero de analfabetos de 10 à 14 anos, rendimentos per capita em salário mínimo e número de dos domicílios com rendimento per capita de até um salário. O IDS é considerado até 1.
Territórios sociais são um programa do IPP que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social das famílias de extrema pobreza no município por meio de um conjunto integrado de ações públicas. Atua nos 10 grandes complexos de favelas: Alemão, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho e Rocinha. Vale ressaltar que a SEAC atenderá comunidades que são ou não classificadas como territórios sociais.

Comentários