Nos dias 27, 28 e 29 de agosto acontece o Festival Imersivo das Favelas (FIF). Totalmente online e gratuito, a primeira edição do evento terá a exposição de Na Pele VR (primeiro documentário em realidade virtual interativo produzido no Complexo do Alemão), talk shows, workshops e contará com a presença de algumas celebridades como o DJ Rennan da Penha. O objetivo do evento é debater sobre cinema, fotografia e artes imersivas para jovens negros e indígenas de periferias e zonas rurais de todo o país.
Os jovens interessados em participar devem ter idade entre 17 e 30 anos, além de estarem desenvolvendo trabalhos contemporâneos que levem em consideração a estética afrofuturista, remixando artes visuais e tecnologias imersivas, como projeção mapeada, 360º, 3D, programação, animação ou games. E o mais legal: os selecionados terão seus trabalhos apresentados para os participantes e para celebridades que estarão presentes no festival.
"Eu acredito que as favelas são o resumo potente e realista do que é o Brasil. Então, promover um festival como esse é comemorar, agradecer e enaltecer o potencial da periferia entre a comunidade e para o mundo, a fim de mostrar e convidar a sociedade a perceber que não existe futuro sem a participação da favela e dos povos originários. Isso é o centro de tudo que acreditamos", explica Raull Santiago, fundador do Coletivo Papo Reto e um dos idealizadores do FIF.
Mas atenção: a chamada para submissão dos projetos vai até o dia 18 de agosto. Para saber mais informações sobre a inscrição, acesse o perfil do festival no Instagram (@fif_festival).
Por Felipe Migliani, jornalista e colaborador do PerifaConnection
'O Estado brasileiro matou muita gente',...
Vasco é recebido em Belém com festa de...
Parceira da 'Gatinha da Cracolândia' é...
Conselheiros do Botafogo farão nota de ...
Cláudio Castro lamenta morte de Tarcís...
Novo contratado, Marcos Mion vibra com c...
Rússia diz que Sputnik V é 83% eficaz ...
Aluna do MEP Volta Redonda passa em 1ª ...
Governo do Rio assina contrato de conces...