Mais Lidas

Conheça o Festival Imersivo das Favelas

Evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto

festival Imersivo
festival Imersivo -

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto acontece o Festival Imersivo das Favelas (FIF). Totalmente online e gratuito, a primeira edição do evento terá a exposição de Na Pele VR (primeiro documentário em realidade virtual interativo produzido no Complexo do Alemão), talk shows, workshops e contará com a presença de algumas celebridades como o DJ Rennan da Penha. O objetivo do evento é debater sobre cinema, fotografia e artes imersivas para jovens negros e indígenas de periferias e zonas rurais de todo o país.

Os jovens interessados em participar devem ter idade entre 17 e 30 anos, além de estarem desenvolvendo trabalhos contemporâneos que levem em consideração a estética afrofuturista, remixando artes visuais e tecnologias imersivas, como projeção mapeada, 360º, 3D, programação, animação ou games. E o mais legal: os selecionados terão seus trabalhos apresentados para os participantes e para celebridades que estarão presentes no festival.

"Eu acredito que as favelas são o resumo potente e realista do que é o Brasil. Então, promover um festival como esse é comemorar, agradecer e enaltecer o potencial da periferia entre a comunidade e para o mundo, a fim de mostrar e convidar a sociedade a perceber que não existe futuro sem a participação da favela e dos povos originários. Isso é o centro de tudo que acreditamos", explica Raull Santiago, fundador do Coletivo Papo Reto e um dos idealizadores do FIF.

Mas atenção: a chamada para submissão dos projetos vai até o dia 18 de agosto. Para saber mais informações sobre a inscrição, acesse o perfil do festival no Instagram (@fif_festival).

Por Felipe Migliani, jornalista e colaborador do PerifaConnection

festival Imersivo Divulgação
festival Imersivo Divulgação
festival Imersivo Divulgação

Comentários