Mais Lidas

A memória e a arte da favela na web

Projeto virtual exalta registros de artistas e de pessoas negras

Museu dos Meninos
Museu dos Meninos -

Memória, arte e periferia ganham protagonismo no Museu dos Meninos. Diferente do que é visto normalmente em locais com exposições artísticas, este museu é um projeto virtual com registros de artistas e de pessoas negras.

"Museus geralmente são espaços muito brancos e criados a partir do roubo de peças de outras culturas. Mas a gente pensa esse espaço de uma forma diferente, olhando para as pessoas como obras de arte que precisam ser preservadas", conta Maurício Lima, fundador do museu.

Nascido e criado no Complexo do Alemão, Maurício criou uma primeira versão do site, em 2019, contendo 30 vídeos com depoimentos de jovens negros, com idades entre 15 e 29 anos, da sua comunidade. Nos registros há reflexões sobre o passado, o presente e o significado de futuro a partir do ponto de vista da juventude que vive na favela.

No início deste mês, o Museu dos Meninos inaugurou uma nova fase que conta com a "Galeria Virtual Seu Rodrigues", uma sala de exposições de obras feitas por artistas negros.

Outra novidade é Arqueologias do Futuro, uma série de conversas com temas relacionados à negritude, como a violência e o racismo. Artistas, ativistas e intelectuais como Djamila Ribeiro, Érica Malunguinho e Joacine Katar estão entre os nomes que participaram dos diálogos. Quer conhecer mais sobre o Museu dos Meninos? Acesse o site www.museudosmeninos.com.br.

Comentários