Na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, será inaugurada a exposição "Vazar o Invisível". A mostra traz o olhar sobre os territórios, vivências e afetos de oito artistas periféricos por meio de diferentes linguagens. O objetivo é destacar o que geralmente não se fala sobre a arte das favelas. Com entrada gratuita, o evento acontecerá até 31 de outubro no estúdio OM.Art, dentro do Jockey Clube, no Jardim Botânico.
Deize Tigrona, Filipe Cordon, Gabriella Marinho, Lidi de Oliveira, Osmar Paulino, Rafael Cruz, Rainha F e Jefferson Medeiros são os artistas que compõem a mostra. Para incentivar e dar destaque para o trabalho desse grupo, a coluna do PerifaConnection a partir desta semana vai contar a história de cada um deles no 'Zé do Caroço'.
A "Vazar o Invisível" terá a curadoria da historiadora Raquel Barreto, da professora Camilla Rocha Campos e contará com curtas-metragens, fotografias, esculturas com tecidos, pinturas, cerâmicas e diversas artes plásticas.
"Com 'vazar o invisível', eu e Raquel Barreto buscamos, a partir do convite em curar a exposição, trazer artistas com propostas e estéticas distintas e que apresentam formas autorais de elaborar arte; definir territorialidade; pertencimento e afetos. Nossa proposta é articularmos publicamente modos diversos de ler trajetórias e localidades, rompendo determinações estruturais que ainda operam a ideia de periferia e centro", conta Camilla.
Como chegar?
Baixada Fluminense: Optar pela estação de trem mais próxima e fazer baldeação com o metrô ou optar por ônibus até o Terminal Procópio Ferreira (Av. Presidente Vargas - Centro do Rio) e depois pegar a linha 109 - São Conrado e descer na R. Jardim Botânico, em frente ao Jockey.
Zona Norte: Optar por ônibus ou estação de trem/brt mais próxima e fazer a baldeação com metrô. Caso seu bairro tenha uma estação de metrô, opte direto pelo transporte expresso. Outra sugestão é a de ônibus até o Terminal Procópio Ferreira (Av. Presidente Vargas - Centro do Rio) e depois pegar a linha 109 - São Conrado e descer na R. Jardim Botânico, em frente ao Jockey.
Zona Oeste: Optar por ônibus ou estação de trem/brt mais próxima e fazer a baldeação com metrô.
Jacarepaguá: Optar por ônibus ou estação de BRT mais próxima e fazer a baldeação com metrô. Outra sugestão é optar por ônibus até a Alvorada e pegar a linha 309 e descer na R. Jardim Botânico, em frente ao Jockey.
Zona Leste (Itaboraí, São Gonçalo e Niterói): optar por ônibus até o Terminal Procópio Ferreira (Av. Presidente Vargas - Centro do Rio) e depois pegar a linha 109 - São Conrado e descer na R. Jardim Botânico, em frente ao Jockey.
Ao descer na estação Antero de Quental, siga pelas vias Av. Bartolomeu Mitre, Av. Rodrigo Otávio e depois R. Jardim Botânico. Use o transporte mais adequado para você e planeje sua viagem usando o Google Maps.
Motoristas enfrantam trânsito lento na ...
PM apreende grande quantidade de cocaín...
César volta a trabalhar com goleiros do...
Covid-19: Rio registra 1,9 mil novos cas...
Nascidos em março podem sacar auxílio ...
Inscrições para o Enem 2021 podem ser ...
Magoado, ex-produtor musical de Sandy & ...
Rafael encaminha contraproposta ao Botaf...
Número de cariocas com segunda dose da ...
Política monetária fica mais difícil ...