Mais Lidas

'PIOU MELHORIA' NO SANTO AMARO

Skatista e produtor audiovisual Luquinhas Ademar usa o esporte como ferramenta de transformação social

Ademafia
Ademafia -

A experiência com trabalhos de ativismo social e a paixão pelo skate motivaram um jovem morador da comunidade do Santo Amaro, no Catete, Zona Sul, a desenhar um projeto que pudesse proporcionar perspectivas diferentes à juventude da região. No seu planejamento, o skatista e produtor audiovisual Luquinhas Ademar desejava usar o esporte como ferramenta de transformação social. O sonho saiu do papel em dezembro do ano passado com a criação do "Instituto Ademafia''.

Com quase um ano de trabalho, o instituto realiza palestras, ações de apoio psicológico e sessões de filmes, em um espaço alugado na comunidade, para atender aproximadamente 70 crianças e adolescentes. Há também em andamento a construção da biblioteca da "Tropinha do S.A", uma forma de tornar a leitura mais acessível para os alunos. As aulas de skate, principal prática oferecida pelo Instituto, são realizadas em uma quadra pública na comunidade. Essas ações são possíveis por meio de uma parceria com a ONG Social Skate e do apoio de voluntários.

Recentemente, Luquinhas perdeu dois familiares, vítimas de complicações da Covid-19: Dona Francisca, sua avó, e Ademir, seu pai. Os dois foram essenciais para que hoje ele fosse considerado por muitos "um ponto fora da curva". Os ensinamentos deixados por seus familiares fazem com que a responsabilidade com o instituto seja ainda maior. "Quero que tenham mais 'Luquinhas' fazendo a diferença na minha e em outras comunidades. E que isso seja uma regra e não uma exceção", sonha.

Para saber mais informações e como ajudar o Instituto Ademafia, acesse a página @instituto_ademafia no Instagram. Como Luquinhas costuma dizer quando recebe doações, "piou melhoria". Contribua!

Ademafia Divulgação
Ademafia Divulgação
Ademafia Divulgação

Comentários