Mais Lidas

Raiz de Verdade

Bloco Afoxé Raíz de Verdade tem compartilhado fé e cultura africana por meio de suas músicas

Afoxé
Afoxé -

O bloco Afoxé Raiz de Verdade tem compartilhado fé e cultura africana por meio de suas músicas. Tudo começou quando Tião Macumba, presidente do bloco, criou um grupo no WhatsApp com membros e amigos do candomblé. "A gente passava o dia todo cantando músicas afro e de orixás. Como eles não se conheciam, eu organizei uma peixada e convidei todos eles. Eram mais de 60 pessoas. Com eles se conhecendo, criamos o Raiz de Verdade e resolvemos levar o afoxé para a rua", conta.

Afoxé é o nome dado a uma manifestação cultural, considerada como candomblé de rua, e também a um instrumento musical. "Afoxé é um cortejo que a gente traz na época do carnaval. Colocamos nossos cânticos afro no meio da rua. Mostrando o que fazemos dentro da nossa casa de candomblé", explica.

O bloco nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma das regiões com os maiores índices de intolerância religiosa. De acordo com a Coordenadoria de Promoção e Defesa da Liberdade Religiosa da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, os números de casos de crimes motivados por preconceitos religiosos aumentaram em mais de sete vezes na Baixada e na Zona Oeste, na última década. Foram registrados apenas 17, em 2012, e passaram para 123 em 2019. Portanto, além de alegria, o bloco Afoxé Raiz de Verdade sensibiliza a população sobre a diversidade religiosa. Conheça mais sobre o grupo acessando o seu perfil no Instagram (@raizdeverdade).

Comentários