Mais Lidas

Plataforma para elas terem o seu lugar

Tenda das Candidatas treina mulheres que topem se tornar lideranças políticas

Tenda
Tenda -

Mulheres negras são 28% da população brasileira, o que significa o maior grupo demográfico do país, mas mesmo assim ocupam apenas míseras 13 cadeiras naquele lugar de onde saem as decisões que impactam diretamente suas vidas.

A Tenda surge da pergunta "Por que elas não estão lá tomando as decisões que vão impactá-las, impactar seus filhos, seus pais, seus avós, toda a sua comunidade negra e pobre?" e da resposta "Porque aquele espaço não foi construído para receber corpos de mulheres, corpos de mulheres negras. Porque o sistema eleitoral é o espelho da sociedade e impõe barreiras para que essas mulheres possam estar lá. Porque os partidos não as querem escutar. Porque elas não têm fortunas para bancar uma campanha eleitoral e colocar suas propostas de uma sociedade melhor na rua".

A Tenda das Candidatas surge de perguntas e respostas de mulheres que tiveram a sorte de poder estudar, a sorte de ter em mãos os saberes específicos de um campo que, em regra, está monopolizado por homens brancos ricos, e que quiseram colocar essas mãos na massa se voluntariando com esses saberes para conseguir eleger mais mulheres, principalmente mulheres negras, porque esse não é apenas o Brasil que queremos, mas é o Brasil que nós precisamos ter.

O Brasil tem uma dívida histórica com todas essas mulheres, mas decidimos que não podíamos esperar que quem se beneficia da desumanização dessas mulheres, e está com a caneta na mão, faça algo para mudar esse cenário.

Todo um esforço está sendo feito para que 90 mulheres estejam munidas do mínimo para disputarem as próximas eleições. As aulas vão desde como escolher o partido até como montar uma equipe de campanha e muito mais. Serão 30 aulas divididas em três blocos de 10 aulas cada uma.

As inscrições, que estão abertas desde o dia 13/10 por meio do link bit.ly/tenda2021, encerram-se no dia 20/10.

Comentários