Mais Lidas

Sucesso na internet, Pedro Ottoni revela novos projetos e relembra dificuldades: 'Que escolha eu tinha senão fazer piada?'

Cria da comunidade do Mandela, o ator relembrou a infância na favela e deu detalhes sobre seus próximos trabalhos, incluindo duas séries na Netflix e uma na Amazon

Cria da comunidade do Mandela, Pedro Ottoni é sucesso na internet
Cria da comunidade do Mandela, Pedro Ottoni é sucesso na internet -
Retratando situações do dia a dia através de vídeos bem humorados, Pedro Ottoni conquistou diversos fãs na internet. Cria da comunidade do Mandela, em Manguinhos, Zona Norte do Rio, o ator já soma mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e também no Facebook, quase 800 mil no Instagram e mais de 600 mil inscritos no YouTube, em seu canal "ATORmentado", criado em 2017, que lhe abriu as portas na carreira. O sucesso é tão grande, que o jovem de 22 anos já virou figurinha carimbada na plataforma de streaming Netflix, sendo par romântico de Maisa no filme "Pai em Dobro", lançado em janeiro deste ano. Em entrevista ao Meia Hora, ele relembrou sua trajetória, falou sobre inspirações e ainda deu spoilers sobre os próximos projetos.

Atuando desde os 18 anos, Pedro, que também já participou de canais como Porta dos Fundos e Parafernalha, falou sobre o que o fez escolher a carreira de ator:

"Eu tinha 16 anos e tava exausto de tudo. Tentei um curso militar, depois um técnico de design gráfico mas também não estava feliz. Como eu ia dizer pra minha mãe que, de novo, eu ia desistir de algo? Lembro de pedir desculpas e dizer que eu precisava entrar pro teatro, que era o que eu ia fazer pra vida, e minha mãe, pra minha surpresa me apoiou: "Não adianta fazer nada forçado, mas você também não pode ficar desistindo das coisas”, ela disse. Ali eu prometi que daria certo", relembrou.

Dificuldade vira inspiração

Assim como diversos jovens que cresceram na favela, Pedro teve que superar dificuldades. Essas situações serviram de combustível para que ele seguisse em frente, e impactaram diretamente a sua arte.

"Acho que 50% das minhas piadas no começo eram sobre morar na favela, os outros 50% eram sobre a minha família. Mas que escolha eu tinha senão fazer piada? Foi o único jeito que eu aprendi a lidar com tudo que se vive em uma comunidade. Helicóptero passando por cima da minha casa em operação policial. Eu tendo que deixar de ir pra escola no meio do caminho por dar de cara com a polícia. O constrangimento de ter que falar que morava em uma favela para os colegas de classe em um colégio elitista. "Ali na Faixa de Gaza é?”, eles diziam. A única coisa que eu tinha ao meu lado era o humor. Toda a dificuldade que eu tive, transformei em piada em algum momento", contou.

Pedro falou também sobre as barreiras financeiras enfrentadas para investir na carreira, explicando que o apoio de sua mãe foi essencial para que ele seguisse em frente.

"Se você acha que pra ser ator é só atuar e ter talento você tá muito enganado. Já viu o preço de um curso de teatro? Infelizmente não foram locais criados pra dar acesso a pessoas de baixa renda. E depois, quando você entra pro teatro querem que você pague pela apresentação, tem que vender ingresso, dinheiro da passagem. A minha sorte é que a minha mãe acreditou em mim e pagava o curso de teatro", disse ele, ressaltando ainda a importância da internet durante esse processo:

"Ao mesmo tempo que eu fazia teatro, criei o canal no YouTube, e não há nada mais democrático que a internet. Não tem “chefes”, você pode ser seu próprio chefe e criar oportunidades sem depender de ninguém. O teatro ainda é um lugar muito elitista. Você não faz um bom curso por menos de R$ 400. Uma pessoa da favela não tem esse dinheiro pra dar todo mês, mas às vezes ela tem um celular, e esse celular vai dar a oportunidade dela mostrar seu talento de outra forma. Mas é claro, ainda digo que se você quer viver de arte, você tem que se profissionalizar. Legal que tá dando certo seu canal no YouTube, ou sua conta do TikTok, investe esse dinheiro agora pra fazer o curso de teatro, de dança, etc", opinou ele, que ainda está aprendendo a conviver com a repercussão de seu trabalho. O artista foi sincero ao contar como faz pra lidar com isso.

"Sessões de terapia (risos). Sem brincadeira, isso mexe com a nossa cabeça. A gente quer sempre ser o melhor e dar o melhor pros nossos fãs, mas nem sempre vai conseguir, e isso pro artista é a pior coisa que pode acontecer. Eu tenho postado menos vídeos ultimamente porque tô gravando séries desde março sem parar. Se for pra fazer mais do mesmo eu prefiro não fazer. Não vou mentir, em muitos momentos meus fãs foram e são a minha base, eu recebo várias mensagens lindas, eles acham que eu não leio mas eu leio. Se eu continuo fazendo o que eu faço é por conta deles e da minha família. Eles fazem eu entender o quão importante é o que eu faço, e isso não tem preço."
Pedro Ottoni gravou duas séries para Netflix, que serão lançadas em 2022 - Divulgação
Apesar de se orgulhar de ser cria do Mandela, Pedro Ottoni contou que se mudou de lá no início do ano.

"Por conta da pandemia eu tenho muitos trabalhos que ainda são online, e é difícil participar de reuniões e gravar conteúdo quando uma vizinha tá ouvindo funk e a outra gospel no último volume. Eu precisava de silêncio pra trabalhar, coisa que é quase impossível em uma favela. Se a favela tá muito quieta alguma coisa errada tá acontecendo. Brincadeiras a parte, eu sempre volto. Ainda tenho parentes lá, que se Deus permitir e os trabalhos continuarem aparecendo pra mim, já já eu tiro eles de lá também. Não entenda mal, apesar de tudo, eu tenho muito orgulho de ter nascido no Mandela e sempre falo que sou de lá, mas não quero que as crianças da minha família cresçam passando pelo que eu passei", explicou.

O ator opinou também falou sobre outro assunto importante: o espaço dos negros na arte.

"Aos poucos as coisas vão mudando, mas ainda assim você não vê muitos iguais a mim na tela ao mesmo tempo. É sempre um ou dois. Quando um projeto novo aparece, dez pessoas brancas vão ter a oportunidade de estar no elenco, apenas um ou dois negros poderão dizer o mesmo. Quando tem vários negros na tela é porque a história fala sobre favela ou escravidão", analisou.

Ídolos e próximos trabalhos

Inspirado em grandes nomes do humor brasileiro, como Fábio Porchat e Paulo Gustavo, Pedro Ottoni recentemente teve a oportunidade de trabalhar com um dos seus ídolos, o ator Rodrigo Sant'Anna. Os dois estarão juntos na produção ''A Sogra Que Te Pariu", da Netflix, que mostrará momentos hilários do isolamento social de uma parentela que vira do avesso com a chegada da sogra. Contudo, se engana quem pensa que ele só quer trabalhar com comédia. O artista revelou os detalhes de um dos seus próximos personagens, e abriu o jogo sobre alguns sonhos e objetivos.

"Esse ano eu gravei duas séries que serão lançadas em 2022. Uma delas é "De volta aos 15", que será lançada na Netflix. O meu personagem não é cômico, muito pelo contrário, faço parte de um dos núcleos mais dramáticos da série, e isso me deixa muito feliz. Eu sou ator, sei que ganhei notoriedade por conta dos vídeos de comédia mas um ator faz de tudo um pouco, espero ter cada vez mais oportunidades de mostrar que eu consigo não só divertir mas também emocionar. Gostaria de fazer mais papéis dramáticos e é claro, um vilão, acho que todo ator sonha em um dia poder fazer um vilão.
Pedro Ottoni junto com o elenco de a ‘A Sogra Que Te Pariu’, série de comédia protagonizada por Rodrigo Sant’Anna - Divulgação / Netflix
 Além das duas produções da Netflix, Pedro revelou uma outra novidade:

"Agora em Dezembro começo o último trabalho do ano. Faço parte do elenco da série “Novela”, que é um projeto produzido pelo Porta dos Fundos para o Amazon Studios. Já tenho algumas novidades também para o ano que vem. Ainda não posso falar sobre, mas tô animado!", finalizou.
Cria da comunidade do Mandela, Pedro Ottoni é sucesso na internet Pablo Henrique
Pedro Ottoni já á participou de canais como Porta dos Fundos e Parafernalha Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni atua desde os 18 anos Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni já soma mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e também no Facebook Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni faz parte do elenco da série "Novela", projeto produzido pelo Porta dos Fundos para o Amazon Studios Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni gravou duas séries para Netflix, que serão lançadas em 2022 Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni foi par romântico de Maisa no filme "Pai em Dobro", da Netflix Foto: Pablo Henrique
Pedro Ottoni junto com o elenco de a ‘A Sogra Que Te Pariu’, série de comédia protagonizada por Rodrigo Sant’Anna Divulgação / Netflix

Comentários