Mais Lidas

Cidade Integrada: Faetec inaugura unidade em Manguinhos voltada para cursos de qualificação profissional

O governador Cláudio Castro esteve presente na cerimônia e discursou durante o evento

A unidade irá oferecer diversos cursos de qualificação profissional, entre eles: barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure
A unidade irá oferecer diversos cursos de qualificação profissional, entre eles: barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure -
Para atender à população das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, foi inaugurada na manhã da última quinta-feira (17) uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Manguinhos, localizada na Avenida Dom Helder Câmara, 1184, em Benfica. A escola profissionalizante é mais uma ação do programa Cidade Integrada do Governo do Estado, que visa promover melhorias na região por meio de intervenções sociais.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve presente na cerimônia e discursou durante o evento, falando sobre o desejo de transformar a vida dos moradores da região.

"Inaugurar uma nova escola é sempre importante, e sendo uma iniciativa do Cidade Integrada é mais especial ainda. É através da educação que nós mudaremos a realidade das comunidades. Sempre falo para os meus secretários uma coisa: o Cidade Integrada é o projeto do meu coração, justamente por levar dignidade, mudança de vida e novos horizontes para a população. E nós continuaremos sem parar", declarou Cláudio Castro.

Além do governador, estiveram presentes na inauguração o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho; e o presidente da Faetec, João Carrilho; entre outras autoridades. A celebração contou ainda com a apresentação da Banda de Música da Faetec Marechal Hermes e de uma demonstração dos cursos ofertados, como cortes de cabelo, sobrancelhas, maquiagem e manicure, para os moradores visitantes.


A unidade irá oferecer diversos cursos de Qualificação Profissional, entre eles: barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, estética facial, eletricista predial e design de sobrancelhas. Por ano, serão abertas 1.050 vagas. As inscrições para as primeiras turmas acontecem na próxima segunda-feira (21), presencialmente, a partir das 10h.

Dezenas de moradores da região estiveram presentes na inauguração, um deles foi o jovem Rian, um estudante de 16 anos que sonha em morar fora do Brasil. Ele vê a nova unidade da Faetec como uma oportunidade de crescer profissionalmente e chegar mais perto de realizar o seu maior desejo.

“Ter uma Faetec aqui vai ser muito importante, principalmente para os jovens, já que muitos querem fazer cursos, mas não têm uma oportunidade. Pretendo fazer faculdade e cursar TI ou design gráfico, mas meu sonho mesmo é fazer intercâmbio. Por isso, estou tão interessado em fazer curso de inglês na Faetec. Espero que abram vagas para inglês, vai ajudar muito no meu futuro”, contou Rian Rodrigues Cândido.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a nova unidade da Fundação é sinônimo não só de oportunidade, mas de avanço. “Entrega. É isso o que nós viemos fazer aqui; entregar à população cursos que melhorem a vida desse povo. A determinação do nosso governador é que a gente dê cada vez mais atenção para comunidade de Manguinhos”, disse João Carrilho.

A Eliane Mendes, de 40 anos, foi outra moradora de Manguinhos que esteve presente ao evento e fez questão de levar a filha com ela, a estudante Juliana Mendes, de 17 anos.

“Eu tenho um salão de beleza e, durante a pandemia, tive dificuldades em manter o meu negócio, então quis aproveitar essa oportunidade pra poder agregar no meu salão. Quero conseguir usar o que aprender aqui na minha empresa. E quero que a minha filha me ajude a crescer. Por isso, trouxe ela comigo”, contou Eliane.
A unidade irá oferecer diversos cursos de qualificação profissional, entre eles: barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure Divulgação
Unidade foi inaugurada na última quinta-feira, para atender à população das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho Divulgação

Comentários