Mais Lidas

Grupo Visão traz a realidade das comunidades em PJL e reforça pedido: 'Paz, justiça e liberdade é qualidade de vida'

Formado por MC Delpac, Vinivi e Thorpaulo, grupo de rap é cria da Chatuba e lançou EP no final de abril

Grupo Visão lançou recentemente o EP PJL
Grupo Visão lançou recentemente o EP PJL -
PJL. Três letras que resumem um pedido simples, mas que continua a ser ignorado: paz, justiça e liberdade. Nascidos em Mesquita, na Baixada Fluminense, Daniel Xavier (MC Delpac), Vitor Paulo (Thorpaulo) e Danilo (Vinivi), conviveram desde pequenos na comunidade da Chatuba, o que impactou diretamente o modo que cada um deles fazem suas músicas no Visão, grupo de rap que lançou no final de abril o EP PJL, que transmite parte da vivência dos três, abordando um pouco da realidade de quem vive dentro da favela.

"O grupo surgiu realmente em Mesquita, mas precisamente no bairro Vila Emil. E rapidamente foi tomando conta dos lugares e comunidades que ficam em Mesquita, como a Chatuba, onde a gente foi dominando o espaço e chegando, virando cria de lá. Também moramos durante 6 meses no morro do Cantagalo no intuito de sair da bolha da Baixada em busca de mais visibilidade", conta MC Delpac, de 26 anos.

"Nosso primeiro show em uma favela foi na comunidade da Chatuba, onde somos crias. Também estamos sempre no Chapadão. Somos frequentadores pelos bailes, eventos e shows que já fizemos", diz Vinivi, de 25 anos.
Grupo Visão morou durante na comunidade do Cantagalo, na Zona Sul do Rio - Divulgação
Sobre as dificuldades de conviver em uma favela, os três citam problemas diferentes pelos quais passaram.

"A dificuldade é ver a covardia e a hipocrisia do sistema", aponta Thorpaulo, de 27 anos.

"Tem aquela coisa de sempre, que é estar dentro na favela e começar alguma operação, ou a polícia invadir o morro e passarmos sufoco", diz Vinivi.

"As adversidades são as mesmas que os moradores encontram até hoje. O preconceito, direito de ir e vir. Quem tá de fora pensa que pelo simples fato de você morar dentro de uma comunidade, acha que você é conivente com o tráfico de drogas. São as dificuldades que o morador de comunidade sofre diariamente", opina Delpac.

Apesar dos problemas, todos os três também tiveram aprendizados valiosos pela experiência de conviver diariamente e morar em uma favela.

"Tive vários aprendizados. Um deles é que mesmo no meio de tanta miséria, dificuldade, maldade, tiro, bomba, a gente ainda consegue ver o sorriso no rosto da tia, das crianças. Todo dia o trabalhador acorda cedo pra ir trabalhar. Isso fez eu aprender que não tem dificuldade que vá me fazer parar. Se eu tenho um sonho, eu vou atrás dele até o final", começa Delpac.

Em duas palavras, Thorpaulo resume a principal lição aprendida. "Muita humildade"

Além de ressaltar a humildade, Vinivi destaca uma outra coisa.

"Pra mim foi a humildade e a união. Só dentro da favela que eu vi pessoas nos ajudando dando o pouco que elas tinham quando passamos uma certa dificuldade, isso me marcou muito."

Batalhando por um espaço na cena do rap, gênero que não para de crescer no Brasil, MC Delpac conta como o grupo começou.

"O grupo foi formado por uma roda de amigos em 2015. Meio que todo mundo já fazia um pouco da parada. Uns já participavam de batalhas no rap, outros já estavam envolvidos com música. Eu, por exemplo, já gostava de escrever e cantar. Aí meio que um sabia do outro então falamos: Vamos fazer uma banda de rap. E assim surgiu."
Em ordem, Vinivi, Mc Delpac e Thorpaulo, foram o grupo Visão - Divulgação
Em 2018, os integrantes do grupo decidiram se mudar e morar juntos na comunidade do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, onde iniciaram um projeto totalmente voltado para a favela, buscando parcerias e colaborações daqueles que ali também estavam vivendo do sonho. Vinivi destaca a importância desse período de seis meses para o grupo.

"Você morar no miolo de uma comunidade, ver tudo acontecer de perto, tanta injustiça com tanta gente boa, te impacta muito. Você passa a ver a vida de uma forma totalmente diferente. Você quer mudança, paz e esperança para todos", conta ele.

A escolha do nome Visão diz muito do que cada integrante acredita ser a mensagem que deve ser passada através da música.

"É visão porque sempre buscamos passar uma visão realista da vida em geral e fazemos isso misturando com a nossa vivência", explica Thorpaulo.

Vinivi conta que o nome é também um diferencial do que o grupo deseja transmitir.

"Na época, todo mundo ao nosso redor cantava a mesma coisa e todo mundo tinha aquela mesma visão. A gente queria passar uma visão diferente daquela que todos já estavam saturados. Uma visão mais a fundo do que as pessoas passam superficialmente."
Grupo Visão é cria da Chatuba de Mesquita - Divulgação

Delpac complementa dizendo que Visão é também um recado para inspirar os jovens.

"Queremos passar a visão pra molecada que tá chegando agora, que tem o caminho certo e o caminho errado. O famoso "pega a visão'".

Falando em 'passar a visão', PJL, trabalho mais recente do grupo, é uma mensagem clara para os jovens da periferia, mas também um papo reto para quem traz a violência para as comunidades.

"A ideia do PJL é influenciar os moleques a seguir o caminho certo. Estudar, trabalhar e correr atrás dos sonhos deles, porque é a melhor coisa a se fazer. E a mensagem que a gente quer passar, que paz, justiça e liberdade é qualidade de vida. Sem isso você não tá vivendo uma vida de qualidade", explica Delpac, sendo completado por Vinivi:

"A gente quer passar uma esperança. Através da música podemos contribuir de uma forma geral. Um menor que possa escutar a nossa música se influenciar de uma forma positiva e não escolher o caminho do crime."

Temática do EP, a paz nas comunidades foi deixada de lado recentemente na operação realizada na última terça-feira, na Vila Cruzeiro. Com 23 mortos, a ação é a segunda mais violenta da história do Rio.

"Eu fico triste em ver que o nosso pedido de paz, justiça e liberdade está sendo ignorado. Mas a gente não pode deixar que isso cale a nossa voz. Temos que continuar pedindo essas três coisas pra todo mundo, pra todas as comunidades. Que um dia eu tenho certeza que isso vai ser feito. E as comunidades, não só do Rio, vão ter muita paz, justiça e liberdade. Se Deus quiser", analisa MC Delpac.

Apesar do cenário constante de violência nas favelas, Vinivi ressalta a importância de continuar lutando por paz, justiça e liberdade.

"Por mais que esse tema já tenha sido abordado por tantos artistas, vemos como ele continua sendo ignorado e a injustiça continua pelas ruas das comunidades. Enquanto o Estado tiver essa postura, continuaremos aqui com a nossa. Persistência e esperança que essa guerra um dia acabe."


Apesar do grupo ter lançado o EP recentemente, os novos projetos estão a todo vapor. Por fim, Vinivi prometeu muitas novidades em breve para o grupo.

"Muita coisa boa está por vir! Vocês podem esperar muitos feats e colaborações. Estamos elevando o nível, aguardem!"
Grupo Visão lançou recentemente o EP PJL Divulgação
MC Delpac no clipe de PJL (Paz, Justiça E Liberdade) Divulgação
Em ordem, Vinivi, Mc Delpac e Thorpaulo, formam o grupo Visão Divulgação
Visão foi formado em 2015 Divulgação
Thorpaulo em cena do clipe de PJL (Paz, Justiça E Liberdade) Divulgação
Grupo Visão é cria da Chatuba de Mesquita Divulgação
Na foto: Vinivi (de vinho), Thorpaulo (de azul) e MC Delpac (de óculos) fotos: Divulgação

Comentários