Mais Lidas

Corpo de Milton Gonçalves é cremado em cerimônia restrita, no Caju

Fãs e artistas se despediram do ator em velório aberto ao público nesta terça-feira

Milton Goncalves
Milton Goncalves -
Rio - O corpo de Milton Gonçalves foi cremado no Cemitério da Penitência, no Caju, na tarde desta terça-feira, em cerimônia restrita à família. O ator e diretor faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos, em sua casa no Rio, vítima de complicações relacionadas ao AVC que sofreu há dois anos atrás.
Mais cedo, fãs e artistas tiveram a chance de se despedir de Milton em velório aberto ao público, no Theatro Municipal, Centro do Rio. A cerimônia foi marcada pela comoção dos presentes e pelas homenagens que o veterano da TV e do cinema recebeu. "Em Mangueira, quando morre um poeta todos choram", cantaram os integrantes da velha guarda da escola de samba que Milton era apaixonado.
"Eu fui tantas vezes mulher do Milton na dramaturgia, que estou me sentindo viúva", brincou a atriz Zezé Motta, após se despedir do amigo. "Ele estava sofrendo e a gente não gosta de ver as pessoas que a gente ama sofrendo. A Cultura perde muito. Fica meio órfã sem Milton Gonçalves. Mas, ele cumpriu a missão dele com muita dignidade, muito talento. Temos que dar continuidade à luta que ele sempre fez parte", completou ela.
Lázaro Ramos lamentou as perdas recentes de artistas brasileiros e enfatizou o legado que Milton Gonçalves deixa: "Em pouco tempo a gente volta ao Teatro Municipal para se despedir de mais uma das grandes pessoas importantes da nossa cultura. Dona Ruth de Souza, Elza Soares, e agora seu Milton. São pessoas que deixam um legado enorme. Seu Milton, pessoalmente pra mim, tem um sentido maior porque é a pessoa que abriu o caminho para eu chegar onde eu cheguei. Se eu sou ator, se eu tenho alguma ativação política é muito pela voz que ele abriu a todos nós".
Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, em sua casa, no Rio. O ator tinha 88 anos. De acordo com a família, a morte foi consequência de problemas de saúde que ele enfrentava desde que sofreu um AVC, em 2020. Na ocasião, o artista ficou três meses internado e precisou da ajuda de aparelhos para respirar.
Um dos grandes ícone das televisão brasileira, Milton teve um acidente vascular cerebral em fevereiro de 2020, durante uma feijoada na quadra do Salgueiro. O ator ficou internado por três meses no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar. A última vez em que ele esteve na TV Globo foi com a minissérie "Se eu Fechar os Olhos Agora", de 2019.
Trajetória
Nascido em 9 de dezembro de 1933, no interior de Minas Gerais, Milton Gonçalves ficou conhecido por sua longa carreira em produções da TV Globo, desde quando chegou na emissora carioca, em 1965, como parte do primeiro elenco de atores do canal. Desde então, o artista esteve em novelas marcantes como "O Bem Amado" (1973), "Sinhá Moça" (1986) e "O Rei do Gado" (1996). Sua última novela foi "O Tempo Não Para", de 2018, e, atualmente, ele pode ser visto em "A Favorita", no Vale a Pena Ver de Novo.
Gonçalves também deu vida a Pai José nas duas versões de "Sinhá Moça", e chegou a disputar o prêmio de melhor ator no Emmy Internacional pela atuação no remake exibido em 2006. Na mesma noite, Milton se tornou o primeiro brasileiro a apresentar uma categoria da premiação, subindo ao palco junto com a atriz Susan Sarandon para anunciar o vencedor de melhor programa infantojuvenil.
Milton Goncalves Gilvan de Souza
Milton Gonçalves Divulgação
Lázaro Ramos se emociona em velório de Milton Gonçalves no Theatro Municipal Marcos Porto/ Agência O DIA
Lázaro Ramos se emociona em velório de Milton Gonçalves no Theatro Municipal Marcos Porto/ Agência O DIA
Último adeus ao ator Milton Gonçalves Marcos Porto / Agência O Dia
Zezé Motta no velório de Milton Gonçalves Marcos Porto / Agência O Dia
À direita, de chapéu, dona Gilda, presidente da Velha Guarda da Mangueira Marcos Porto / Agência O Dia
Velório do ator Milton Gonçalves, no Theatro Municipal, nesta terça-feira (31). Marcos Porto/Agencia O Dia
Mateus Solano no velório de Milton Gonçalves, no Theatro Municipal do Rio, na manhã desta terça-feira Marcos Porto / Agência O Dia
Fãs fazem fila na porta do Theatro Municipal para se despedir do ator Milton Gonçalves Marcos Porto / Agência O Dia
Milton Gonçalves é velado no Theatro Municipal do Rio Ag. News
Milton Gonçalves teve um AVC em 2020 e faleceu nesta segunda por conta de algumas complicações em decorrência desse acidente. O corpo do ator será velado nesta terça no Theatro Municipal Roberto Valverde/Divulgacão