Mais Lidas

Documentário estreia na Baixada

O filme mostra como a guerra às drogas tem cor, cep e perfil

Documentário
Documentário -

No próximo sábado acontece a estreia do documentário "Guerra aos pretos: Política de drogas e genocídio", na Casa da Cultura, em São João de Meriti. Lançamento da Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial e o Movimentos com apoio da Open Society, o filme traz o debate sobre a atual política de drogas no Brasil.

Dirigido por Janaína Oliveira, o documentário tem em sua narrativa a necessidade da branquitude reconhecer seus privilégios e compreender que é parte desta guerra gerada aos corpos pretos. A obra também mostra a guerra às drogas como uma das formas de maior acumulação do capitalismo racializado. "A importância do filme é comprovar que a tal guerra às drogas tem cor, tem CEP e tem perfil. Há décadas muitas pessoas estão dizendo que a guerra às drogas no Brasil e no mundo tem cor", disse Ricardo Fernandes, ator e um dos articuladores da obra.

A exibição, seguida do debate, começa às 14h, e a Casa da Cultura fica localizada na Rua Machado de Assis, Lote 12, Quadra 82, em São João do Meriti. Antes da exibição haverá a exposição fotográfica Favelas e Periferias (às 11h) e batalha de SLAM (de 12h às 13h30). A entrada é franca.

 

Comentários