Mais Lidas

Sonhando com o Rock in Rio, PH Neném canta trap pra plantar esperança na favela: ‘Vi muitos amigos se perdendo no crime’

Cria do Morro da Quitanda, cantor lançou recentemente a música Barricada, que retrata o cotidiano na favela e soma mais 117 mil visualizações no YouTube

MC PH Neném retrata a realidade da favela na música
MC PH Neném retrata a realidade da favela na música "Barricada" -
A esperança de uma vida melhor é o que move a vida de muitos moradores de favela. Para Paulo Henrique Gonçalves da Silva, de 26 anos, não é diferente. Nascido e criado no Morro da Quitanda, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, MC PH Neném, como é mais conhecido, jamais deixou que as dificuldades o fizessem desistir do sonho de viver de música, e hoje, começa a colher os frutos. Em junho, o artista lançou o clipe de Barricada, faixa que retrata o cotidiano do favelado, e que já ultrapassou a marca das 117 mil visualizações no YouTube. Ao MEIA HORA, o artista contou a sua história de vida, prometendo novidades em breve.

"Fui nascido e criado na comunidade da Quitanda. Minha relação é muito boa. Gostava muito. Tive muitos amigos e zoei bastante. Comecei a cantar com 14 anos de idade em rodas culturais e bailes funk. Mas hoje, devido a violência que tá muito grande na comunidade, com roubos e assaltos, eu evito um pouco (de ir lá). Fiquei até janeiro de 2021, que foi quando eu me mudei pra comunidade da Cidade Alta. Aqui é um lugar tranquilo, fui muito bem recebido por vários artistas que compõem a comunidade. DJs, galera do trap, funk e pagode. Aqui tem algumas rodas e centros culturais. É um lugar muito bom", conta ele, que para investir ainda mais na carreira, está de mudança para Vargem Pequena, na Zona Oeste.

PH Neném conta que teve uma infância difícil, sem luxo algum, assim como muitos garotos que crescem em comunidade.

"Tive uma infância muito sofrida, e por ser muito pobre, não tínhamos condições de comprar nenhum brinquedo. Nossa diversão era correr atrás de pipa, jogar bola e rodar pião."

Apesar de estar de mudança, PH Neném conta que sua passagem pela comunidade da Cidade Alta foi muito importante para sua carreira.

"Na minha vinda pra Cidade Alta, foi um passo que eu consegui somar um pouco. Porque aqui eu consegui abrir meu estúdio de música, com muito esforço e sacrifício. Só que como toda comunidade, aqui também tem dificuldades aqui tem problema de infraestrutura, tiroteios diversos… É por isso que eu também ia tô de mudança pra Vargem Pequena."
MC PH Neném também morou na comunidade Cidade Alta - Foto: Divulgação / @midiahype
Por ter morado em duas comunidades diferentes, PH Neném sabe bem quais são as principais dificuldades comuns ao morador de favela.

"As maiores dificuldades, tanto na Quitanda quanto na Cidade Alta, é o tiroteio. E falta o governo tá mais presente e olhar com um pouco mais de carinho pra nossa comunidade. Na minha opinião eles podiam trazer cursos profissionalizantes pra preparar os jovens para o mercado de trabalho. Como projetos sociais, jovem aprendiz, coisa que não tem. O pobre de comunidade vai muito cru pro mercado de trabalho."

Justamente por isso, o cantor diz que tem muita vontade de futuramente fazer um projeto social na favela.

"Tenho em mente fazer um projeto social porque vi muitos amigos de infância se perdendo no mundo do crime e no caminho das drogas", lembra.

Apesar das adversidades, o MC conta que tirou diversos aprendizados muito importantes em sua vivência na favela.

"Eu aprendi muito. Ouvir mais, falar menos, não mexer em nada de ninguém, correr sempre atrás dos meus e nunca desistir, além de sempre semear o bem", lista ele.

PH Neném conta que a música entrou em sua vida ainda na infância, e que viver através da arte sempre foi o seu grande sonho.

"Na verdade, cantar sempre foi a minha vida, o meu sonho. Com 12 anos eu cantava na igreja, aos 14 eu me identifiquei muito com o funk. Cantava em festas de rua que tinha lá na comunidade."
A música "Barricada", parceria do MC PH Neném com MalabaTMG, soma mais de 117 mil visualizações no YouTube - Foto: Divulgação / @midiahype
Apesar da vontade de focar 100% na música, a fome fez PH correr atrás de uma outra profissão que o ajudasse a colocar comida na mesa de casa. Para auxiliar sua mãe, que depois de trabalhar ainda ia no Ceasa catar as verduras que sobravam para fazer sopa e alimentar ele e os irmãos, o cantor começou a cortar cabelo, algo que ele aprendeu sozinho.

"Devido a dificuldade lá de casa, tive que aprender uma profissão, pra ajudar minha mãe. Pois com o dinheiro das faxinas e da banquinha de pele que ela vendia em nosso portão, não dava pra sustentar eu e meu irmão", conta o ex-barbeiro.

Como muitos cantores da nova geração, MC PH Neném fez a transição do funk para o trap, subgênero do rap que não para de crescer no Brasil e vem ganhando força nas comunidades.

"O funk sempre foi minha referência, porém ele fala muito de ostentação, o que o pobre não vive hoje. O que me levou a migrar pro trap foi a possibilidade de retratar a violência que o morador da comunidade enfrenta. A realidade que o trap aborda é justamente o sentimento expressado pelos jovens que vivem isso hoje. E fazemos isso com temas muitos fortes, que abordam o que afeta essa nova geração, e que acontecem no cotidiano de uma comunidade."
"Aqui tem esperança, não só barricada." O trecho cantado por PH Neném é uma mensagem de esperança. O MC explica que o clipe, que tem parceria com o rapper MalabaTMG, foi inspirado em um triste episódio dentro da comunidade.

"A música surgiu devido um acontecimento aqui na minha comunidade que foi muito marcante. Uma criança foi atingida por uma bala perdida dentro da escola. E isso me chocou muito. Não só eu, mas sim a comunidade e o país como um todo. Nas favelas hoje temos jogadores de futebol, além de trabalhadores comuns, que acordam às seis da manhã, e que geralmente são abordados com truculência pela polícia. Por isso do refrão: "Aqui tem esperança, não só barricada." Porque na comunidade não tem só bandido, tem trabalhadores, tem pessoas de bem", ressalta. Veja o clipe:

Sabendo que a concorrência no trap é cada vez maior, PH conta que ficou muito feliz com a repercussão que seu clipe vem tendo, o que inclusive lhe abriu portas.

"Pra mim foi muito gratificante ver minha evolução como artista. Porque depois que eu me mudei pra Cidade Alta eu tive mais tempo pra focar, correr mais atrás. E hoje eu vejo um sonho se tornando realidade. A música Barricada pra mim foi um grande divisor de águas. Junto com o Geyson Barão e o Stok Estúdio surgiu a oportunidade de um contrato bom demais, que tá sendo assinado."

Animado com as novas oportunidades, PH Neném tem grandes sonhos, mas o maior deles é dar uma vida melhor pra quem sempre esteve ao seu lado.

"Um é poder dar uma casa pra minha mãe. O outro é poder dividir o palco com grandes artistas nacionais e internacionais do pop, do rock, do trap… Também sonho em cantar um dia no Rock in Rio, no palco Favela. Acho muito top", conta ele.

Por fim, MC PH Neném promete muitas novidades em breve, incluindo uma nova música e um EP, que deve ser lançado em setembro.

"Já temos mais uma música com clipe no forno, e um feat com artista de São Paulo, que não podemos revelar ainda, porque vai ser surpresa. Temos também o EP do MC Neném, que só vai vir com as brabas", promete.
MC PH Neném retrata a realidade da favela na música "Barricada" Foto: Divulgação / @midiahype
A música "Barricada", parceria do MC PH Neném com MalabaTMG, soma mais de 117 mil visualizações no YouTube Foto: Divulgação / @midiahype
MC PH Neném é cria do Morro da Quitanda, em Costa Barros Foto: Divulgação / @midiahype
MC PH Neném promete lançar um EP em setembro Foto: Divulgação / @midiahype
Lançado em junho, o clipe de Barricada soma mais de 117 mil visualizações no YouTube Foto: Divulgação / @midiahype
MC PH Nenémsoma mais de 30 mil seguidores no Instagram Divulgação / @midiahype
Apesar de ter sido criado no Morro da Quitanda, MC PH Neném também morou na comunidade Cidade Alta Fotos Divulgação / @midiahype

Comentários