Mais Lidas

Cabelo de milhões: conheça o trancista de SG que se destacou e virou o favorito de influenciadores

Sidy Alves revela que o tornar-se profissional tem relação com o autoconhecimento enquanto negro

Sidy Alves
Sidy Alves -

Nascido e criado no Boa Vista, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, Ecídine Alves tomou a decisão de trabalhar para si mesmo após ser mandado embora do seu emprego, em 2015. Com 18 anos na época e apenas um ano trabalhando de carteira assinada, o dinheiro da rescisão só deu para pagar algumas contas. Mesmo assim, Sidy, como é conhecido, estava decidido: "Fui na cara e na coragem", relembra o jovem, hoje com 25 anos.

Atualmente, cabeleireiro e maquiador, Sidy tem ganhado atenção das celebridades. Arielle Macedo, coreógrafa e dançarina da Anitta há 12 anos é uma das clientes do jovem, assim como o influenciador e youtuber Wanderlan Nascimento. "É um trabalho que ele faz muito bem. Tem agilidade, técnica e ainda tem inovação. Tudo que eu peço ele topa fazer e ainda entrega muito melhor do que eu imaginei, chego a ficar assustado", conta Wanderlan.

E os elogios não param. "Ele é sempre muito atencioso e dedicado, embarca nas minhas ideias e muitas vezes criamos juntos. Hoje ele assina vários penteados de vídeos e trabalhos meus", afirma a dançarina.

Com o trabalho voltado para a área das tranças, nagô, e extensões capilares como entrelace, crochet braids, aplicação de lace, entre outras técnicas, Sidy revela que o processo para se encontrar enquanto um profissional da área foi em paralelo ao seu autoconhecimento enquanto uma pessoa negra.

"Eu comecei a me identificar comigo mesmo, a me entender como eu sou, que ser preto não era problema e que eu poderia me sentir bem com o cabelo que eu quisesse. Via as fotos de tranças por aí e queria fazer para me sentir melhor comigo mesmo. Procurei quem fazia e não achava. Até que pensei 'será que consigo fazer em mim?'", relembra.

A iniciativa fez com que o trancista conhecesse as técnicas da profissão se tornando sua própria vitrine de divulgação. Com mais pessoas interessadas, o trabalho foi se espalhando de boca em boca, o que fez com que o jovem conquistasse sua clientela.

Um dos maiores trabalhos já realizado pelo trancista foi na produção do ballet da Anitta no vídeo de coreografia (dance video) da música No Chão Novinha em parceria com o DJ Pedro Sampaio. O vídeo está disponível no canal oficial do DJ com mais de 11 milhões de visualizações e Sidy recebe os créditos ao final do vídeo.

"Além da Ari, e do Wanderlan fiz trabalhos para a Badgalets, bailarina na Pocah e atualmente da Anitta também, da Tati Minerato (rainha de bateria da Porto da Pedra) e tenho muitos trabalhos no Carnaval, que é uma área que eu me identifico muito, com musas e outras rainhas de bateria. Eu sou extremamente grato por acreditarem em mim e no meu trabalho", diz emocionado.

Atualmente, além de continuar atendendo Sidy repassa seus conhecimentos no curso que ministra na Fundação Leão XIII, localizado na Rua Miguel ngelo, s/n - Brasilândia, São Gonçalo. Para mais informações basta entrar em contato através do Instagram @sidystudio

Samara Oliveira, editora do PerifaConnection

 

Sidy Alves Thaynara Roberedo / Divulgação
Sidy Alves Thaynara Roberedo / Divulgação

Comentários