Mais Lidas

Organização abre edital para apoiar projetos sociais de impacto social

Casa Fluminense oferece verba de 10 mil reais para iniciativas que dialoguem com Agenda Rio 2030

Pedala Queimados
Pedala Queimados -

O que você mudaria no seu território com 10 mil reais? Se você tem uma iniciativa, coletivo ou projeto social que busca impactar socialmente sua região, mas não consegue por falta de verba, chegou o seu momento. A Casa Fluminense, uma organização da sociedade civil que atua para a construção de políticas públicas na metrópole do Rio, acaba de lançar o edital Fundo Casa para apoiar 30 projetos que querem uma nova possibilidade de futuro para sua ocupação, bairro, favela ou cidade periférica. A instituição vai escolher entre coletivos, movimentos sociais, organizações e iniciativas de todas as periferias de 22 cidades. As inscrições já estão abertas e vão até 23h59 do dia 14 de agosto de 2022.

A ideia é potencializar grupos que já estão atuando na Baixada ou Leste Fluminense, além de favelas do Rio, com foco na garantia de justiça social. Entre os projetos que já foram apoiados pelo Fundo estão: Espaço Emilly e Rebecca, LabJaca, DataLabe, Festival de Artes em Imbariê (FAIM) e mais.

Podem se inscrever projetos que estejam alinhados com alguma das 48 propostas da Agenda Rio 2030 (disponível no site). Vale lembrar que os 10 mil reais devem ser usados para o fortalecimento institucional, na elaboração de Agenda Local ou na realização de ações voltadas à problema local.

Os contemplados vão contar com oficinas de prestação de contas, guia para agendas locais, relatório narrativo, como tirar o CNPJ, Advocacy, e trocas com os outros projetos. A ideia é fortalecer a atuação de organizações da sociedade civil e impulsionar o debate de políticas públicas a partir da Agenda Rio 2030. O resultado será divulgado em 1º de setembro, no site da Casa Fluminense. Edital e inscrição: casafluminense.org.br

 Luize Sampaio, jornalista com ênfase em gestão e avaliação de políticas públicas

Comentários