Mais Lidas

A potência da comunicação periférica

PPG Informativo completa 8 anos de atividade

Ana Muza Cipriano
Ana Muza Cipriano -
Para fazer comunicação nas comunidades do Rio de Janeiro é preciso compreender o sentido de coletividade que existe entre seus moradores, algo que só quem viveu por anos nesses territórios consegue atestar. É dessa forma que Ana Muza Cipriano, de 34 anos, conta sobre sua atuação nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (PPG) através do jornal virtual PPG Informativo, que completou oito anos de atividades.
O veículo, que nasceu por conta do apoio de outros comunicadores comunitários e das necessidades vividas diariamente por Ana Muza, transmite as informações mais relevantes para o cotidiano no PPG, além de contribuir para o empreendedorismo e mediar diversas ações sociais no local. Atualmente, Muza conta com o apoio voluntário de Rafaela Machado, além de outros moradores para continuidade do jornal, por isso atribui seu trabalho à pluralidade.
Ao longo dessa trajetória, Muza enfrentou inúmeras situações de apagamento e, por conta disso, leva como bandeiras principais o fortalecimento das mulheres pretas dentro e fora das periferias. "Meu objetivo é fazer com que as pessoas reverenciem o jornal na sua grande potência e no protagonismo da mulher preta à frente da comunicação", afirmou.
Seguindo com o compromisso da representatividade feminina e negra, o jornal PPG Informativo está abrindo um chamado de voluntárias para vagas de jornalistas, fotógrafas, designers, redatoras e comunicadoras em geral. Para saber mais basta enviar uma mensagem para o Whatsapp do jornal no número (21) 97302-9454, e acompanhar as redes sociais do jornal (@PPGINFORMATIVO).
Fábia Souza, colaboradora do Perifa Connection.

Comentários